Moradores da Cidade 2000 são beneficiados com reforma de praça e de delegacia

22 de agosto de 2019 - 21:44 # # # # #

André Victor Rodrigues Texto
Thiara Montefusco Fotos

O bairro Cidade 2000, em Fortaleza, é canto tradicional da cidade pelo famoso polo gastronômico na sua praça central, que reúne grande fluxo de clientes, além de ser responsável por fomentar economia e geração de empregos na localidade. Com o objetivo de garantir melhor estrutura e segurança para a movimentação dos negócios e dos moradores do entorno, o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza entregaram a reforma e ampliação da Praça da Cidade 2000 e a ampliação da delegacia no local, nesta quinta-feira (22).

As ações para o benefício da comunidade do bairro fazem parte do programa Juntos por Fortaleza, pactuação entre Estado e Município. O investimento total destinado para as obras ultrapassou os R$ 2 milhões. Na cerimônia de inauguração dos equipamentos, estiveram presentes o governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio. O momento foi marcado por grande festa junto à população.

Moradores da Cidade 2000 são beneficiados com reforma de praça e de delegacia

Em seu discurso, Camilo ressaltou o sucesso do Juntos por Fortaleza na garantia de melhorias para as comunidades da Capital. O governador citou as entregas de Unidades de Pronto-Atentimento (UPAs), areninhas, escolas, creches, praças e a ampliação do Instituto Doutor José Frota (IJF) como exemplos bem-sucedidos do trabalho em conjunto entre os poderes estadual e municipal.

“Todo mundo sabe o momento difícil que o Brasil está vivendo. Tem estado que não paga nem a folha em dia dos seus servidores. Eu e o prefeito Roberto Cláudio resolvemos firmar uma parceria para construir o Juntos por Fortaleza. Ou seja, focar naquilo que é prioridade para a população. Essa é nossa obrigação e responsabilidade. Quem ganha com tudo isso que tem sido feito não é o governador Camilo Santana e nem o prefeito Roberto Cláudio, mas sim a população das comunidades mais pobres de Fortaleza que tanto precisam”, afirmou.

Por sua vez, Roberto Cláudio agradeceu ao Governo do Ceará pelo compromisso demonstrado através do trabalho na execução das obras e no aumento de políticas públicas para a população fortalezense mais necessitada.

“Aqui a gente uniu esforços, somou o planejamento das nossas equipes. Por isso pagamos folha em dia, entregamos obras quase todo dia, aprimoramos o serviço público quase todo dia. Essa parceria tem feito investimentos históricos na área da Saúde, na área da Educação, na área da Habitação. Graças a essa parceria, temos hoje em Fortaleza o maior conjunto de investimento da história da cidade”, disse o prefeito.

Também participaram do evento o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Sarto, o deputado estadual Mário Hélio, o secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque, e o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa.

A praça

A reforma da Praça da Cidade 2000 foi feita com o objetivo de assegurar mais conforto e segurança não só para os moradores do bairro, mas para as milhares de pessoas que frequentam a Cidade 2000, por conta da grande oferta de lugares para se alimentar. O lugar que já reunia muitas famílias, agora tem mais capacidade de ocupação.

A praça foi requalificada por meio do projeto “Praças da Cidade 2000”, que além da central, também melhorou duas complementares, sendo uma localizada em um canteiro central na Avenida Andrade Furtado, e a outra na Av. Central, onde é realizada a feira às sextas-feiras.

As obras passaram por: pavimentação e reforma das praças, vias e calçadas; estudos de fluxos viários como faixas de veículos, rótulas, passagens de pedestres, pontos de ônibus; projeto de paisagismo e de acessibilidade universal e ampliação de rampas elevadas de pedestre que conectam as três praças foram as intervenções realizadas.

Delegacia

Com a ampliação da delegacia, localizada na Avenida Central Oeste, esquina com a Rua Andrade Furtado, o equipamento da Segurança Pública passou a ter área total de 391,63 m².

A delegacia agora dispõe de nova divisão de ambientes e a construção de novos, além da separação entre delegacia diurna e plantonista. O equipamento também contou com a construção de nova entrada e recepção, iluminação, ventilação, reforma na recepção, salas, banheiros e fachadas.

Qualidade de vida

O aposentado Francisco Martins Neto, 75, compareceu com alegria para a festa de inauguração das obras realizadas na Praça da 2000. Morador do bairro há quase 50 anos, “Seu Martinho” aprova o investimento feito por Governo e Prefeitura em mais segurança e estrutura para que as famílias andem com mais tranquilidade e aproveitem seus dias nas redondezas.

“As coisas não andam fáceis. Por isso a gente comemora quando vê esses investimentos. Essa delegacia novinha vai melhorar e muito a nossa segurança aqui. A 2000 é um bairro muito bom, tem história e gente boa, não quero nunca sair daqui. A comunidade merece receber atenção e cuidado dos governantes”, contou animado.