Óculos de realidade virtual vira atração na Bienal

22 de agosto de 2019 - 10:47 # # # #

Cagece - Ascom

Óculos de realidade virtual vira atração na Bienal

Expositor da companhia segue na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará até dia 25 de agosto com atividades educativas e tecnologia que chama atenção do público.

Quem passa pelo stand da Cagece na XIII Bienal Internacional do Livro, no Centro de Eventos do Ceará, se depara com atividades educativas, conhecimento e também tecnologia. Atração que chama atenção dos visitantes do evento, os óculos de realidade virtual são disputados pelo público, que chega a fazer fila só para visitar a Estação de Tratamento de Água (ETA) Gavião através da realidade virtual.

A visita em 3D faz parte do projeto “Conhecendo Nossa Cagece”, que já existe há 20 anos na companhia e realiza visitações semanais a estações de tratamento de água e esgoto e laboratórios da companhia. O projeto, além de fornecer o conhecimento do processo de tratamento da água e do esgoto, direciona o foco para a sensibilização a respeito do uso responsável da água e do combate ao desperdício.

A estudante Tainara Vitalino, 17, visitou o stand e utilizou os óculos para conhecer a estação. “Achei muito interessante porque eu não pensei que a água passava por tantos processos assim de tratamento”, pontua. Já para a Aline Larissa, 15, que teve o primeiro contato com esse tipo de tecnologia, a visita foi surpreendente. “Eu adorei, primeiro que eu nunca tinha tido essa experiência de realidade virtual e segundo que eu conheci o lugar onde é feito o tratamento da água e como é cada etapa”, afirma.

Vitor Novais, da gerência de Responsabilidade e Interação Social da Cagece, explica que a ideia inicial do projeto virtual em 3D era de inclusão, para pessoas que não pudessem visitar a ETA fisicamente. “Mas acabou se tornando tanto um projeto educativo, de sensibilização, como um passo a mais que a gente dá no que diz respeito ao avanço tecnológico”, explica.

Além da visita em 3D, quem passar pelo stand da Cagece na Bienal também vai se encher conhecimento em relação aos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário. Haverá a distribuição de material educativo, bem como apresentação de vídeos e jogos de tabuleiros com direito a brindes para o público infantil. No stand, o público também poderá ajudar a Santa Casa da Misericórdia com doações através da conta de água.