Palestra celebra Dia do Psicólogo no HGCC

26 de agosto de 2019 - 14:31 # # # #

Wescley Jorge - Ascom HCGG Texto
Thiago Freitas Arte gráfica

O aprimoramento dos profissionais do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) é um dos focos principais da gestão para oferecer serviços de qualidade aos pacientes. A palestra “O papel do psicólogo na comunicação de más notícias”, que será realizada em comemoração ao Dia do Psicólogo, é mais uma ação de formação e discussão com o objetivo de favorecer a atuação profissional. O evento acontece na próxima quinta-feira, 29, às 9h, no auditório da biblioteca do HGCC, no setor ambulatorial, na Avenida Imperador, 372.

Como foco nos profissionais da unidade, bem como em outras instituições de saúde, estudantes, estagiários e residentes multiprofissionais, a palestra busca oferecer recursos para situações em que necessitam de mais sensibilização na condução de casos, como no agravamento de doenças, prolongamento de tratamentos, óbitos e até mesmo o luto. Além disso, pretende integrar e fortalecer as equipes com atuações nestes casos.

“É uma oportunidade de integrar a equipe multiprofissional, de forma que eles terão mais condições e preparo na hora de comunicar esse tipo de notícia”, diz Lucifátima Maciel, coordenadora de psicologia do HGCC. Ela reforça ainda que a humanização e a empatia são essenciais para um atendimento mais completo e que, após o diagnóstico médico, entra o papel do psicólogo, que é de apoiar e minimizar o impacto emocional das complicações nos pacientes e acompanhantes.

Ministra a palestra a psicóloga Isabel Regiane Cardoso Nascimento, especialista em psicologia oncológica e professora da Universidade Estadual do Ceará. A profissional abordará a questão da comunicação entre profissionais e pacientes. As vagas são limitadas e não será necessário realizar inscrição.

Serviço de psicologia do HGCC

O serviço de psicologia do hospital atua na maternidade, neonatologia, psicologia ambulatorial, cirúrgica, clínica, organizacional e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 13 profissionais desenvolvem trabalhos que contemplam pacientes, acompanhantes e familiares, além da equipe de colaboradores da unidade.

Serviço

Palestra alusiva ao Dia do Psicólogo
Data: 29 de agosto (Quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Centro de Estudos Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP), Auditório da Biblioteca – Av. do Imperador, 372, Centro, Fortaleza