Encontros da segunda etapa do ZEEC ocorrem em Acaraú e Itapipoca

27 de agosto de 2019 - 16:07 # # # #

Demétrio Andrade - Ascom Sema

Nesta quarta-feira (28/8) e quinta-feira (29/8) os municípios de Acaraú e Itapipoca, respectivamente, sediam mais uma rodada de encontros da segunda etapa do Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Estado (ZEEC). Os seminários têm como objetivo apresentar um diagnóstico do litoral cearense de forma participativa, interagindo com diversos segmentos da sociedade e escutando a população que habita e trabalha nos municípios.

O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, convida representantes dos mais diversos segmentos econômicos do Estado, associações, povos indígenas, moradores, empresários e comerciantes dos municípios litorâneos, além de parlamentares, executivos, secretários, servidores públicos e empreendedores que atuam nas regiões costeiras para participarem dos debates. “É fundamental a participação social”, disse.

O projeto tem como objetivo a geração de emprego e renda, mas preservando os recursos naturais. “A finalidade do ZEEC é o desenvolvimento dos municípios litorâneos e tudo orientado para o desenvolvimento com sustentabilidade”, continua Bruno. Nesta segunda etapa do estudo será apresentado o diagnóstico do cenário atual do litoral e também serão discutidas projeções dos cenários tendenciais e desejados.

Os primeiros encontros desta segunda etapa ocorreram nos municípios de Aquiraz e Aracati, nos últimos dias 21 e 22 de agosto e reuniram cerca de 300 pessoas. Os seminários contaram com a presença de representantes de diversos segmentos, além de moradores e comerciantes da região. Outras duas etapas acontecerão até o final do ano: Prognóstico e Audiências Públicas. Em janeiro de 2020, o resultado do estudo será apresentado à sociedade.

Confira a programação dos encontros:

Acaraú (Costa Extremo Oeste)

Dia: 28 de agosto de 2019 (Quarta-feira)

Horário: 8h30 às 13h

Local: Auditório IFCE Campus Acaraú

Endereço: Avenida Desembargador Aramando de Souza Louzada. Sítio Buriti.

Itapipoca (Costa Oeste)

Data: 29 de agosto de 2019 (Quinta-feira)

Horário: 8h30 às 13h

Local: Auditório IFCE Campus Itapipoca

Endereço: Rua da Universidade, número 102, Bairro Madalena, Itapipoca, Ceará.