Encontro promove reestruturação do Fórum de Educação e Diversidade Étnico-racial

28 de agosto de 2019 - 17:29 # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc

Encontro promove reestruturação do Fórum de Educação e Diversidade Étnico-racial

A Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Proteção Social (SPS) e a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Ceppir), promoveu nesta quarta-feira (28) o Encontro de Revitalização e Reestruturação do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-racial do Estado do Ceará. O evento contou com a participação do secretário executivo do Ensino Médio e da Educação Profissional, Rogers Mendes. Também estiveram presentes a secretária executiva de Cidadania e Direitos Humanos da SPS, Lia Ferreira Gomes, e a professora Zelma Madeira, da Ceppir.

A ação teve como público-alvo participantes de movimentos sociais indígenas, da população negra, de terreiros, das Secretarias Municipais de Educação (SME), de instituições de ensino superior, dos Núcleos de Estudos Africanos, afro-brasileiros e indígenas, das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e das escolas.

Rogers Mendes defende a manutenção e o fortalecimento de iniciativas como o fórum, por abranger atores de diversos segmentos sociais, que podem contribuir para o enriquecimento do diálogo. “O poder público tem suas limitações e não conseguiria encontrar sozinho todas as soluções necessárias para que tenhamos uma sociedade que consiga trazer à cidadania todos os seus filhos”, avalia.

O secretário executivo argumenta, ainda, que a principal função social da escola é de trazer as pessoas para participar da sociedade democrática. “A escola precisa educar para o respeito às diferenças, sejam elas de qualquer motivação”, considera.

Igualdade

Lia Ferreira Gomes entende que uma das principais formas de se desconstruir o preconceito é por meio do ensino desde criança. “Não existe ferramenta melhor do que ensinar as crianças, que são receptivas, para evitar que se tornem adultos preconceituosos, construindo assim um Ceará com menos violência. É um orgulho estar aqui e contribuir para esta questão. Quero ser um instrumento de escuta poder e dar sequência a uma maior interação com a Seduc”, analisa.

O Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Estado do Ceará, criado em 2007, tem o propósito de informar, formar, sensibilizar, propor, analisar e apresentar em diversos níveis, a temática da Educação das Relações Étnico-Raciais (Erer). É também uma instância voltada para a articulação e definição de políticas públicas, comprometidas com a implementação das alterações da Lei n° 9.394/1996 pelas Leis n° 10.639/2003 e n° 11.645/2008, além de outros temas correlatos com a temática étnico-racial e de gênero, na área de educação e cultura, no processo de ensino-aprendizagem em toda a rede pública e privada do estado do Ceará.

A professora Zelma Madeira entende que é preciso consolidar o fórum para que as ações relativas à igualdade racial cheguem de fato à sociedade. Dentro das políticas públicas para a igualdade racial, temos ações repressivas, afirmativas e ações valorativas, a porta do processos educacionais. Esse fórum é importante porque nós temos legislações que precisam ser efetivadas.