SPS realiza Jornada da Cidadania do Campo em assentamentos rurais de seis municípios

22 de outubro de 2019 - 10:30 # # #

Ascom SPS Texto
Marcus Studart Foto

A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) realiza nesta semana uma Jornada da Cidadania do Campo, levando a estudantes e trabalhadores rurais de seis municípios do Interior, serviços transversais de cidadania e informações sobre as politicas estaduais de igualdade racial, LGBT, para pessoas com deficiência e de combate ao feminicídio e ao trabalho análogo à escravidão. Nesta primeira semana, as ações serão desenvolvidas em escolas públicas nos assentamentos rurais dos municípios de Jaguaretama, Monsenhor Tabosa e Ocara. A ação é uma parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

As atividades serão desenvolvidas por meio de exposições, oficinas e rodas de conversas entre técnicos e gestores da SPS com moradores, sertanejos e lideranças de movimentos rurais de trabalhadores sem terra. Além de promover políticas públicas no campo, a Jornada possibilita a multiplicação do conhecimento técnico e social, estimulando a cultura e a prática dos direitos humanos nas comunidades urbanas e rurais.

Para a secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Lia Gomes, a ação expande a atuação das políticas transversais, priorizando um público que não discute frequentemente essa temática. “Queremos estar ao lado da juventude do campo discutindo a afirmação com relação à raça; os direitos da população LGBT; do enfrentamento à violência contra a mulher”, observa.

O Caminhão do Cidadão da SPS também estará ofertando serviços de emissão de 1ª e 2ª vias de RG, 1ª via do CPF, e certidão de antecedentes criminais, bem como atualização de dados cadastrais junto à Receita Federal à população mais carente. O atendimento transcorre das 8h às 16h.

Programação

Na segunda e terça-feira, dias 21 e 22, a Jornada da Cidadania será na Escola Estadual de Ensino Médio Padre José Augusto, em Jaguaretama; de lá segue nos dias 23 e 24, para a Escola Florestan Fernandes, no Assentamento Santana, em Monsenhor Tabosa. No fim de semana, nos dias 25 e 26, serão contempladas as comunidades do Assentamento Antônio Conselheiro, no município de Ocara. Trabalhadores rurais dos assentamentos 25 de maio, em Madalena; Novo Canaã, em Quixeramobim; e Salão, em Mombaça receberão a Jornada da Cidadania do Campo nos dias 27 e 28 de novembro; 2 e 3 de dezembro e 4 e 5 de dezembro, respectivamente.

A primeira etapa da Jornada da Cidadania no Campo contemplou as populações da sede e rurais dos municípios de Itapipoca, Itarema e Santana do Acaraú, na região Norte do Estado.

Serviço:

Jornada da Cidadania do Campo

Datas: 21 e 22/10 (Segunda e Terça-feira)

Jaguaretama – E.E.M Padre José Augusto

Datas: 23 e 24/10 (Quarta e Quinta-feira)

Monsenhor Tabosa – E.E.M Florestan Fernandes, no Assentamento Santana

Datas: 25 e 26/10 (Sexta-feira e Sábado)

Ocara – E.E.M Francisca Pinto, no Assentamento Antônio Conselheiro