Terminal de Passageiros da Praça da Estação será realocado para continuidade das obras da Estação das Artes

1 de novembro de 2019 - 16:07 # # # # #

Ascom Secult

Para dar continuidade à construção da Estação das Artes, novo complexo cultural do Ceará, foi aprovado nesta quinta-feira (31), na Assembleia Legislativa do Ceará, o Projeto de Lei que autoriza o Estado do Ceará a ceder imóveis no entorno da Estação José de Alencar, do metrô da Praça José de Alencar, para o município de Fortaleza. A cessão dos imóveis tem por finalidade a realocação do terminal de passageiros, hoje situado na Praça da Estação, principal local das obras da Estação das Artes. Para entrar em vigor, a lei aprovada precisa ser sancionada pelo governador Camilo Santana e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

A Estação das Artes é construída através da parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, com investimentos de R$ 84 milhões. Com previsão de entrega para o segundo semestre de 2021, as intervenções estão sob supervisão da Superintendência de Obras Públicas (SOP). Quando pronto, o equipamento integrará a rede da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult).

O equipamento cultural ocupará uma área de aproximadamente 67.000 m², e contará com os seguintes equipamentos integrados: Mercado Gastronômico, Mercado das Artes, Pinacoteca do Estado, sede do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) e da Secult, além de museu e biblioteca. Prédios já existentes serão reformados e modernizados, enquanto o anexo da Secult ganhará um prédio a ser construído. O projeto prevê ainda a ligação com a Escola de Gastronomia e Hotelaria instalada nas proximidades. As empresas Morais Vasconcelos, Lomacon e Marsou compõem o consórcio responsável pela execução.

Além de valorizar os prédios históricos da Capital, vai contribuir para a revitalização e ocupação do Centro. Quando finalizada, a Estação das Artes reforçará a valorização de diferentes espaços formadores da identidade cultural de Fortaleza, desde a Praia de Iracema até a Praça José de Alencar, trazendo influências sobre equipamentos relevantes, como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e o Passeio Público, entre outros.