Grávidas do bairro Genibaú têm encontro para celebrar gestação

8 de novembro de 2019 - 16:21 # # # # #

Ascom ViceGov

Grávidas do bairro Genibaú em encontro

Mulheres gestantes do Genibaú tiveram uma experiência diferente na manhã desta sexta-feira, (8). Elas participaram de atividades de relaxamento, com música e pintura das barrigas, além de troca de experiências sobre a maternidade. O encontro ocorreu no posto de saúde Ronaldo de Albuquerque, que atende moradores do bairro. A Vice-Governadoria do Estado do Ceará participou da ação como parte do Pacto Por um Ceará Pacífico.

Reuniões com as gestantes são realizadas quinzenalmente na unidade de saúde. Ao todo, são dez encontros com cada grupo, que reúne até 20 mulheres grávidas semestralmente. Nesta edição do projeto, para encerrar as atividades, foi realizado o “chá de bençãos” para celebrar a aproximação do parto.

Conforme o assessor técnico do Ceará Pacífico no território do Grande Genibaú, Lucas Vidal, a ideia é que a iniciativa possa fortalecer os vínculos entre as mães e seus filhos. “É um momento também para cuidar e acolher essas mulheres, que, nesta fase da gestação, estão em um momento muitas vezes difícil e estressante”, disse.

Acolhimento

As mães que foram ao encontro nesta sexta-feira também já são atendidas no posto de saúde e acompanhadas pelo Coletivo Gaia, responsável por definir o conteúdo e a metodologia dos encontros. “Pegamos o máximo de temas possíveis nesses encontros, sempre fazendo um acompanhamento multidisciplinar com enfermeiras, médicos, dentistas, nutricionistas e doulas. Conversamos sobre mudanças físicas no corpo, DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), depressão pós-parto e direito da gestante e do bebê”, explicou Amanda Oliveira, integrante do Coletivo.

Segundo ela, uma das missões dos encontros é tratar a gestação com linguagem mais acessível e humanizada. “O pré-natal muitas vezes é só recomendações de exames, aqui priorizamos a conversa corpo a corpo e a humanização do nascimento. Não podemos esquecer das mães, elas precisam ser acolhidas porque não é só o bebê que está vindo, é uma nova mãe nascendo também”, completou.

No Genibaú, já foram realizados quatro grupos semestrais de gestante. “Esse grupo já acontece aqui, foi uma articulação da unidade de saúde com o público-alvo, mas foi requalificado com a nossa ajuda, através de uma articulação com o Coletivo Gaia”, explicou o assessor técnico do Ceará Pacífico.

Emocionada

Mãe ainda quando era adolescente, a dona de casa Maria Renata descobriu que estava grávida novamente aos 31 anos. Mesmo já experiente com a maternidade, ela aceitou o convite e passou a participar das reuniões no posto de saúde. “Aprendi muito com o que vi aqui, tinha coisa que nem imaginava como fazer”, disse.

Ao longo da gravidez, ela foi informada pelo médico que a filha tem um quadro de má formação. Renata se emocionou quando viu desenhado sobre sua barriga um anjo. “Me emocionei demais porque minha bebê é mesmo um anjinho. Deus não vai permitir que eu faça com ela o que aprendi aqui (no grupo), mas mesmo assim estou vindo”, afirmou.

Também dona de casa, Francisca Rude, de 44 anos, destacou o acolhimento recebido pelas colegas gestantes. “Minha gravidez está sendo bem tranquila, mas gostei muito de poder tirar dúvidas com elas, falar da alimentação, dos cuidados, além, claro, de poder fazer novas amizades. Já sou mãe de três filho, mas foi uma coisa nova e muito boa”, ressaltou.

Integração

O encontro desta sexta-feira contou ainda com o apoio do Programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz, da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), pasta vinculada à Prefeitura de Fortaleza. O projeto municipal atua no desenvolvimento educacional e psicossocial de crianças em risco de vulnerabilidade social.

Assistente social do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Genibaú, Adriana Medeiros de Castro é uma das articuladoras dos encontros de gestantes em vários bairros da Capital. “Já vamos iniciar outro grupo. Estava agora mesmo fazendo a busca ativa na recepção do posto. Fazemos tudo para incentivar que elas venham”, disse.