Queijo vegano é tema de oficina na Escola de Gastronomia Social nesta quarta-feira (4)

2 de dezembro de 2019 - 13:39 # # #

Izakeline Ribeiro - Ascom EGSIDB

Queijo Vegano

A atividade é aberta ao público mediante inscrição uma hora antes do início

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, instituição da Secult gerida pelo Instituto Dragão do Mar, realiza nesta quarta-feira (4), a oficina “Queijos e iogurtes veganos: adaptações dos métodos tradicionais da produção queijeira”, dentro da programação do Tempero de Ideias. O ciclo é um processo formativo para iniciação e incentivo à pesquisa da cultura alimentar dentro do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia. O Laboratório promove experimentação e pesquisa de desenvolvimento de produtos gastronômicos e tecnologias sociais que valorizem a cultura alimentar cearense.

A partir das 10h, na sala de Confeitaria da Escola, Virgínia Cândida abordará os princípios básicos na fabricação de queijos e iogurtes veganos, escolha das culturas, fermentação e afinação de queijos. Virgínia Cândida é queijeira de formação familiar, é mestre queijeira, consultora e sócia fundadora da Viveg, startup totalmente dedicada aos queijos veganos. Desenvolveu uma nova tecnologia de fabricação de queijos vegetais, a partir da sua experiência na fabricação do tradicional queijo Minas.

Sobre a Escola – Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar. O nome faz referência ao fundador do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Estado em uma parceria público-privada. O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e pesquisas, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar Gastronomia. Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrições e processo seletivo. O público-alvo da escola são, preferencialmente, jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos com ou sem experiência em gastronomia.

Serviço:

Tempero de Ideias

Data: 4 de dezembro (quarta-feira)
Horário: 10h, oficina Queijos e iogurtes veganos: adaptações dos métodos tradicionais da produção queijeira – Virgínia Cândida.
Inscrição Inscrição gratuita uma hora antes do início.
Local: Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Mucuripe, Fortaleza-CE. Mais informações: (85) 3263-9726 | (85) 3248-8091 ou pelo Site