Secretaria da Saúde implementa nova estrutura organizacional

5 de dezembro de 2019 - 17:44 # #

Ao assumir a secretaria da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), deu os primeiros passos promovendo o diagnóstico cujo o propósito foi verificar a estrutura organizacional da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) para cuidar efetivamente da saúde dos cearenses.

Nos últimos meses, a Sesa modificou sua estrutura organizacional para permitir a efetivação de um novo modelo de governança, integrando diferentes áreas, diminuindo a fragmentação das políticas para promover ações intersetoriais voltadas à eficiência da gestão. Esse novo desenho procura promover a maior horizontalidade entre as áreas hierárquicas, que passam a ser organizadas em três níveis: secretário, secretarias executivas, coordenadorias e células. Essa mudança tem um impacto efetivo nas políticas de saúde devido possibilitar um atendimento mais eficiente para a população e evitar a descontinuidade de ações da pasta.

A preocupação da secretaria também refletiu na qualidade do serviço prestado. A humanização do atendimento passa também pela qualificação dos profissionais. Além da política de formação continuada que fortaleça os vínculos entre profissional e usuário, é importante assegurar melhores desempenhos criando uma cultura de monitoramento e excelência no serviço prestado.

Para que as novas iniciativas chegassem ao usuário, a Sesa iniciou uma grande reformulação de sua estrutura organizacional. Estabeleceu mecanismos de governança, dos quais o planejamento, gestão, sistema de informação, financiamento e políticas estejam alinhados de forma estruturada e integrada.

A nova estrutura organizacional da Saúde se divide em planejamento e formulação das políticas públicas; atenção à saúde; monitoramento, avaliação e regulação; planejamento e execução dos processos administrativos. As áreas de ensino, pesquisa e inovação – um dos focos importantes da gestão – estão ligadas ao organograma como uma ação que integra a política de qualificação.

Clique aqui e confira o novo organograma.

Quem é quem

O organograma contempla cinco secretarias executivas: Políticas em Saúde; Vigilância e Regulação em Saúde; Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional; Planejamento e Gestão Interna; Administrativa Financeira. Há ainda 32 coordenadorias, 63 células e cinco superintendências regionais (Fortaleza, Sobral, Cariri, Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe). Estão ligados à nova estrutura também a Comissão Intergestores Bipartite, Assessoria Executiva, Assessoria de Controle Interno e Integridade, Assessoria de Comunicação, Auditoria, Ouvidoria, Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e o Conselho Estadual de Saúde (Cesau).

Olhar sobre o cidadão

Com a estruturação, a Sesa passou a contar com a Plataforma de Modernização da Saúde, um código de ética funcional comprometido com a transparência da gestão e prestação de contas com o IntegraSUS.

“O novo organograma propõe uma estrutura mais horizontalizada que facilite as organizações de trabalho, de modo que a área que planeja não executa e a área que executa não controla. Além de melhorar ações e processos da Secretaria de forma ágil e transparente”, ressalta a secretária executiva de planejamento e gestão, Najla Cavalcante.

“Toda a mudança estrutural foi pensada no cidadão e em contribuir para o bem-estar das pessoas. O que motivou essa mudança és o resultado centrado na humanização do atendimento, valorização das pessoas e transparência do sistema. Além do foco em conhecimento e inovação. Tudo isso balizou a nova estrutura e desenho organizacional da Saúde”, complementa Najla Cavalcante.

A Sesa desenvolveu todo o processo de intervenção e mudança com o propósito de cuidar das pessoas. Esse olhar sobre o cidadão, no contexto social, epidemiológico, cultural, político e econômico abrange os usuários do sistema público e privado, os funcionários da saúde e a sociedade em geral. Para que o desempenho das políticas públicas esteja efetivamente conectado ao cidadão, a gestão da Sesa traçou ações prioritárias que tiveram como base um diagnóstico da situação da saúde da população do Ceará e a relação entre necessidade e cuidado.

Sistema inteligente

O novo organograma visa tornar a Saúde um sistema inteligente, onde a relação entre cada área é encadeada e a política planejada e elaborada a partir de um sistema de informação eficiente, com monitoramento, avaliação, auditoria e coerência entre formulação e execução. Implementar esse sistema significa também fortalecer os hospitais de ensino, tornar a Escola de Saúde Publica do Ceará (ESP/CE) um centro de qualificação, disseminação de pesquisa e inovação, além de implementar na saúde uma política de educação permanente dos profissionais e da população.