Novo binário da Av. Santos Dumont garante mais mobilidade aos fortalezenses

31 de dezembro de 2019 - 12:36 # # # #

Lúcio Filho Texto
José Wagner e Thiara Montefusco Fotos

O tempo nublado do último dia do ano não afastou quem quis conferir como ficou a Avenida Santos Dumont, em Fortaleza, depois que o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza liberaram oficialmente o tráfego de veículos na avenida em apenas um sentido.

Com isso, a importante avenida da Capital passa a operar em sentido único oeste-leste (Centro – Praia do Futuro) com três faixas, no trecho entre o Túnel Barros Pinho (Avenida Santos Dumont sob Via Expressa) e o Túnel Clóvis Rolim (acesso à Rua César Fonseca), permanecendo com sentido duplo de circulação entre o Túnel Clóvis Rolim e a Rua Dr. Francisco Matos.

É mais uma obra do Projeto Juntos por Fortaleza, parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura para viabilizar obras estruturantes para a Capital. “Estamos aqui no último dia do ano entregando mais uma obra fruto de um trabalho planejado e pactuado com a Prefeitura de Fortaleza e agora os moradores da Capital contam com uma avenida com trafegabilidade, com paisagismo, bonita, que respeita o pedestre e o ciclista”, afirmou o governador Camilo Santana.

Também junto com o novo binário, foi implantado o semáforo exclusivo para pedestres no cruzamento da Avenida Santos Dumont com a Rua Valdetário Mota, identificado como ponto com intensa travessia de pedestres.

Houve diversas melhorias urbanísticas e de mobilidade na Av. Santos Dumont e Rua Des. Lauro Nogueira. As obras consistiram na retirada do canteiro central da via, implantação de nova pavimentação asfáltica, ciclofaixas, calçadas padronizadas e acessíveis, drenagem, mobiliários urbanos, iluminação e paisagismo, contemplando ainda o plantio de 200 novas árvores nativas ao longo da Avenida Santos Dumont e da Rua Des. Lauro Nogueira dentre outras intervenções.

A obra contou com investimentos de R$ 9.763.135,60 do Tesouro Estadual e R$ 2.440.783,90 de contrapartida da Prefeitura de Fortaleza.

“O novo binário é uma extensão do modelo já implantado, em 2014, entre as avenidas Santos Dumont e Dom Luís. O apoio que recebemos do governador Camilo Santana foi fundamental para viabilizar esta obra. Ele de imediato garantiu os recursos e o apoio necessário para transformar o sonho em realidade. Esta nova etapa vai atender bairros que antes não eram contemplados e agora vão ter segurança viária e trafegabilidade”, afirmou o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Ele destacou ainda o projeto de urbanização da via, que garantiu 200 novas árvores e paisagismo e um padrão de segurança separando o carro da bicicleta.

O vendedor de lanches, Ivan Ladislau, desloca-se diariamente tanto de moto como de bicicleta. Morador do Papicu, ele destaca que agora ficou mais fácil andar pela cliclofaixa e até mesmo de moto. Segundo ele, ficou bom também para passear com o cachorro Bethoven. “Facilitou muito porque antigamente não havia sinalização e os motoristas não repeitavam os ciclistas. Melhorou muito para sair de casa e andar por aqui”, comemorou.

 

  • Acompanhe as ações do Governo pelo Whatsapp
  •  

    Ouça

    O governador Camilo Santana destacou a importância da nova Avenida para a mobilidade urbana de Fortaleza.

    Para o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, a parceria entre Estado e Prefeitura viabilizaram uma obra que vai beneficiar os moradores do entorno que foram atendidos com a primeira etapa da obra.

    Seu Ivan Ladislau é vendedor de lanches e ele tanto se desloca de moto como de bicicleta. Morador do Papicu, ele destaca que agora ficou mais fácil se deslocar pela cliclofaixa e até mesmo andar de moto. Segundo ele, ficou bom até para passear com o cachorro Bethoven.