Novo Centro Cirúrgico do IJF é inaugurado pelo Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza

12 de fevereiro de 2020 - 15:08 # # # #

Fátima Holanda - Ascom Sesa Texto
Carlos Gibaja e Marcos Studart Fotos

Inauguração do novo Centro Cirúrgico do IJF

O novo centro cirúrgico do Instituto Dr. José Frota (IJF), unidade da Rede Municipal de Saúde, foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (12) pelo governador do Ceará, Camilo Santana, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. O espaço contará com mais nove salas de cirurgias, passando de 11 para 20.

“Primeiramente quero parabenizar o prefeito Roberto Cláudio, toda sua equipe e todos os profissionais de saúde. O IJF é uma referência de hospital não só no Ceará, mas no Nordeste. Parabenizo pelo esforço que o município tem feito ao investir naquilo que é um grande desafio da população não só de Fortaleza, mas do Ceará e do Brasil, que é garantir uma qualidade de atendimento na saúde pública”, destacou o governador Camilo Santana.

Com o novo centro cirúrgico, a quantidade de cirurgias passa de 900 para 1.700 procedimentos por mês. O número de leitos de recuperação pós-anestésica também será ampliado, passando de 12 para 36.

O Prefeito de Fortaleza ressaltou a infraestrutura do centro cirúrgico. “O espaço é de excelência e não deixa a desejar ao melhor centro cirúrgico privado da cidade de Fortaleza com tudo da mais alta tecnologia”, garantiu Roberto Cláudio.

Atualmente, o IJF 2 possui 130 leitos. Depois de concluído, o hospital terá uma área de 13.237m² e contará com 664 leitos. Ao todo, serão 203 novos leitos, distribuídos em Enfermaria (153 novos leitos), Unidade de Cuidados Intermediários – UCI (20 novos leitos) e Unidade de Tratamento Intensivo – UTI (30 novos leitos). A unidade também irá oferecer o novo serviço de Ressonância Magnética, estacionamentos e praça de convivência.

O Secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), esteve presente na inauguração. “Essa expansão integra o Plano de Regionalização da Sesa. O IJF se organiza para atender toda a macrorregião de Fortaleza. Temos aqui profissionais de alta qualificação. O estado do Ceará deve chegar ao fim deste ano com o atendimento de urgência muito melhor do que temos hoje”, afirmou o secretário.

Juntos Por Fortaleza

O Programa Juntos por Fortaleza tem o objetivo de planejar ações conjuntas, otimizando recursos e tempo para melhorar o atendimento de saúde pública oferecido à população de Fortaleza.

“Que essa parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza sirva de exemplo para a sociedade em relação à importância de unirmos os esforços estaduais e municipais dentro de um planejamento para melhorar a qualidade e o atendimento da população”, ressaltou Camilo Santana.

“Agradeço muito a parceria, a sensibilidade e o apoio do Governo do Ceará. Quero também agradecer o envolvimento de profissionais do IJF e da secretaria Municipal de Saúde” destacou Roberto Cláudio.

A superintendente do IJF, Riana Azevedo, o presidente da Assembleia Legislativa, Dr. Sarto, deputados estaduais, vereadores, profissionais da saúde e gestores municipais também participaram da inauguração.