Hemoce receberá doações de sangue durante o Carnaval

19 de fevereiro de 2020 - 11:36 # # # # #

Natassya Cybelly - Ascom Hemoce Texto e Arte

O Centro de Hematologioa e Hemoterapia (Hemoce) estará no evento Renascer. A participação do banco de sangue do Governo do Ceará acontecerá durante o período do Carnaval, nos dias 23 a 25 de fevereiro, no Ginásio Paulo Sarasate.

O posto de coleta terá capacidade para receber até 100 bolsas de sangue por dia. As doações ajudarão a reforçar o estoque para o período do carnaval. O atendimento ao público será das 9 às 17 horas.

“Nos feriados prolongados é importante aumentar o número de doações para manter o estoque satisfatório para atender qualquer eventualidade”, diz Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

Parceria

A parceria entre o banco de sangue e a comunidade católica é firmada a 18 anos. E durante este tempo, 4.240 bolsas de sangue foram coletadas. “A gente só tem a agradecer a Comunidade Católica por mais uma vez dar ao Hemoce a oportunidade de montar um posto de coleta no evento e manter essa parceria que nos ajuda a salvar vidas”, fala Nágela Lima.

Locais de doação durante o carnaval

No Carnaval, a população pode doar também no Posto de Coleta do Hemoce no IJF, que funcionará todos os dias do feriado prolongado a partir das 13h. A sede do Hemoce em Fortaleza e os hemocentros do interior do estado funcionam normalmente até o sábado de carnaval, dia 22. Retornando as atividades na quarta-feira de cinza, 26, a partir das 13 horas.

Doação de sangue

Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto.

Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsáveis. O termo está disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).

Cobertura do Hemoce

A doação de sangue atende aqueles pacientes que necessitam de transfusão. O sangue doado nos postos do Hemoce é distribuído para mais de 450 unidades de saúde do Ceará e atendente cerca de 9 milhões de cearenses nos 184 municípios do Estado.