Ouvidorias das unidades de saúde ajudam a melhorar serviços hospitalares

10 de março de 2020 - 11:54 # # #

Edwirges Nogueira Ascom HGWA

Ouvidoria para melhorar os serviços hospitalares no HGWA

Em situações de dúvida, de elogio ou mesmo de insatisfação, todo usuário das unidades de saúde do Governo do Ceará tem a oportunidade de ser ouvido e ter sua manifestação analisada e respondida.

Quem chega ao balcão de internações do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), por exemplo, vê ao seu lado uma caixa onde é possível depositar formulários com sugestões, reclamações, perguntas e elogios. Caminhando um pouco à frente, há um espaço com profissionais sempre disponíveis para receber e escutar as pessoas.

“A ouvidoria é um espaço democrático para participação dos usuários nas melhorias dos hospitais. O nosso papel é acolher, analisar e encaminhar as manifestações para solicitar as devidas providências junto as coordenações responsáveis e fornecer uma resposta de qualidade ao usuário.”, explica o ouvidor interino em saúde do HGWA, Natanael da Silva Gomes.

Ações

O atendimento na ouvidoria do HGWA é gerenciado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). A procura pelo serviço tem crescido nos últimos anos. Para Natanael, a maior procura pelo serviço se deve a um melhor entendimento da função do setor pelos usuários e a ações promovidas em conjunto com outros setores.

Uma dessa ações é o programa Cidadão Consciente. Promovido pelo Serviço Social do HGWA, o programa reúne mensalmente os acompanhantes dos pacientes internados para conversas sobre as rotinas e fluxos do Hospital e sobre assuntos diversos, como a garantia de direitos e o autocuidado.

“Há melhorias sendo feitas na saúde pública e o HGWA, em conjunto com o ISGH, tem o compromisso com os usuários de fornecer atendimento de excelência e cuidado digno com pacientes e acompanhantes. Queremos sempre propiciar um atendimento humanizado a todos, que é um dos focos de atenção da ouvidoria”, destacou Natanael.

Entre 2017 e 2019, o número de manifestações na ouvidoria do hospital passou de 1.403 para 1.608. Ano passado, os elogios responderam por 54% dessas manifestações, frente a 42% de reclamações.

“Algumas reclamações, por exemplo, são solucionadas rapidamente por meio de esclarecimentos. Esta já é uma resolutividade da manifestação, mas ainda assim é uma demanda acolhida e tratada pela ouvidoria com zelo”, ressaltou.

As ouvidorias de saúde do Governo do Ceará garantem o sigilo e a privacidade dos usuários. As manifestações podem ser registradas também pelo portal Ceará Transparente: https://cearatransparente.ce.gov.br/

Confira os contatos das ouvidorias dos hospitais do Governo do Ceará

Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA)

End: avenida Dr. Pergentino Maia, 1559, Messejana – Fortaleza CE

Atendimento presencial: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas

Tel: 85 3216 8305

Email: ouvidoriahgwa@isgh.org.br

Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM)

End: avenida Frei Cirilo, 3480, Messejana – Fortaleza CE

Atendimento presencial: segunda a quinta-feira, das 7 às 12 horas e de 13 às 17h; sexta, das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas

Tel: 85 3101 4158

Hospital Geral de Fortaleza (HGF)

End: rua Ávila Goulart, 900, Papicu – Fortaleza CE

Atendimento presencial: de segunda à quinta, de 7 às 17 horas; sexta, de 7 às 16 horas

Tel: 85 31013345

Email: ouvidoria@hgf.ce.gov.br

Hospital Geral César Cals

End: Avenida do Imperador, 545, Centro – Fortaleza CE

Atendimento presencial: de segunda à sexta, de 8 às 17 horas

Tel: 85 31015319

Email: ouvidoria@hgcc.ce.gov.br

Hospital Regional Norte (HRN)

End: avenida John Sanford, 1505, Junco – Sobral CE

Atendimento presencial: de segunda a sexta-feira, de 8 às 18 horas

Tel: 88 3677-9509

Email: ouvidoriahrn@isgh.org.br

Hospital Regional do Sertão Central (HRSC)

End: rodovia CE 060, km 198, Estrada do Algodão – Quixeramobim CE

Atendimento presencial: de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas

Tel: 88 3406-1315

Email: ouvidoriahrsc@isgh.org.br

Hospital Regional do Cariri (HRC)

End: rua Catulo da Paixão Cearense s/n, Triângulo – Juazeiro do Norte CE

Atendimento presencial: de segunda a sexta-feira, de 8 às 12 horas e de 13 às 17 horas

Tel: 88 3566 3709

Cel: 88 98883-4860

Email: ouvidoriahrc@isgh.org.br