Em ação de prevenção ao Covid-19, SSPDS realiza higienização de bases do Proteger

24 de março de 2020 - 10:26 # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

Além da medida preventiva, a SSPDS também disponibiliza álcool em gel para os policiais militares que atuam nas bases

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) iniciou nessa segunda-feira (23) uma ação de higienização das 34 bases do Programa de Proteção Territorial e Gestão de Riscos (Proteger) na Grande Fortaleza. A medida visa combater a contaminação dos profissionais pelo Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Além da limpeza das estruturas, o trabalho se estende ainda às viaturas da Polícia Militar (PMCE). A SSPDS também está disponibilizando álcool em gel para os homens e mulheres que atuam para garantir a segurança da população cearense.

A higienização consiste na limpeza interna das bases, assim como dos banheiros e mobílias; e da área externa dos contêineres. As equipes utilizam produtos eficazes na limpeza de superfícies propícias à presença do vírus. O cuidado também vem sendo realizado nas viaturas, que são submetidas ao mesmo processo. Por último, as composições recebem álcool em gel para ser utilizado na prevenção às contaminações.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, afirma que a ação permanecerá nos próximos dias e ressalta que a pasta trabalha para adotar mais ações voltadas ao bem-estar dos agentes. “Hoje iniciamos esse trabalho. Amanhã, daremos continuidade em outras bases. É uma atuação contínua, é claro, e retornaremos para manter essa higienização. Isso é mais um cuidado que temos com os nossos profissionais de segurança e trabalharemos para fornecer materiais necessários para que esses policiais continuem com a saúde em dia, prestando o serviço de segurança pública e defesa social a toda a população cearense”, destacou.

Integridade física dos profissionais

A SSPDS elaborou um plano voltado para a integridade física de seus agentes da segurança pública e a manutenção dos serviços essenciais em todo o Estado do Ceará. A pasta vem viabilizando a aquisição de mais Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para todos os profissionais da segurança pública que precisam desempenhar suas atividades durante o cumprimento de quarentena, previsto em decreto estadual de situação de emergência em saúde no Ceará. Com a necessidade de isolamento por parte da sociedade cearense, as vinculadas – Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) – farão entrega de álcool em gel para fazer assepsia adequada e máscaras de proteção individual para aqueles que necessitam desempenhar suas funções nos ambientes de trabalho. O material está sendo distribuído ao longo desta semana.

O plano também estabelece que atividades administrativas em todas as vinculadas sejam realizadas remotamente, sem a necessidade de o servidor se deslocar aos locais de trabalho, comparecendo às unidades apenas se houver necessidade. Os profissionais foram orientados a reforçar a higienização de equipamentos, viaturas, laboratórios, corredores, corrimãos, maçanetas, cadeiras e outros locais com fluxo de pessoas.

Atendimento

O atendimento presencial nas delegacias de Polícia Civil foi reduzido e redirecionado para a Delegacia Eletrônica (Deletron), cujas ocorrências de determinados fatos serão feitas exclusivamente de forma online, visando à diminuição de pessoas nas delegacias em busca de atendimento. Há ainda o redimensionamento no efetivo das delegacias para mantê-las funcionando nos serviços essenciais sem concentração de muitos servidores ao mesmo tempo nos espaços físicos das delegacias e departamentos.

A SSPDS ressalta que as medidas adotadas pela pasta prezam pela saúde de seus profissionais, em prol do enfrentamento e contenção da infecção humana provocada pelo novo coronavírus no Ceará. Por fim, a SSPDS esclarece que as medidas de segurança podem ser revistas a qualquer momento para salvaguardar seus profissionais.