Porto do Pecém é premiado com certificado do Ministério do Meio Ambiente

8 de abril de 2020 - 15:28 # #

David Oliveira - Ascom Complexo do Pecém - Texto

Reconhecimento veio do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)

A preservação ambiental sempre foi uma preocupação do Complexo do Pecém. Confirmando isso, no mês de março, após a adesão ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), o terminal portuário do Pecém conquistou certificado do Ministério do Meio Ambiente, que reconhece as boas práticas ambientais adotadas pela empresa participante.

O documento é emitido e enviado às instituições que aderem formalmente ao Programa, disponibilizado em meio digital com a assinatura eletrônica do representante do MMA, no caso, o Ministro de Meio Ambiente.

A adesão é voluntária. Trata-se de uma iniciativa que demanda o engajamento individual e coletivo, a partir do comprometimento pessoal e da disposição para a incorporação dos conceitos preconizados pela Agenda, com o objetivo de promover mudança de hábitos e melhoria da cultura institucional.

Para Marcia Maia, Assessora de Relações Institucionais do Complexo do Pecém, a participação nesse programa não traz benefícios apenas para a empresa. “Com as medidas que estamos adotando em parceria com a A3P, buscamos cuidar do Ceará de dentro do Complexo para fora, afinal cuidar do meio ambiente não se restringe apenas a companhia, pois os resultados que esperamos obter irão impactar positivamente a todos. Isso é cuidar do nosso amanhã, isso é ser sustentável!”, diz Márcia.

A primeira ação em busca da implementação de ações sustentáveis promovidas pela Agenda foi a redução do número de copos descartáveis utilizados. Rosângela Maria Aderaldo, Assistente de Logística e membro do comitê de sustentabilidade do Complexo do Pecém, explica. “Quando tomamos conhecimento do número elevado de copos descartáveis utilizados no Complexo durante o ano de 2019, mais de 400 mil decidimos que a conscientização para a mudança de atitudes de nossos colaboradores e a distribuição de copos permanentes seriam as primeiras ações realizadas pela comissão da A3P em prol da responsabilidade socioambiental da companhia. E ainda teremos muitos projetos para implantar em 2020, sempre visando a proteção do meio ambiente”, afirmou.

Para incentivar a prática entre os colaboradores, foram distribuídos 600 copos reutilizáveis. A ação foi vista com bons olhos e já estava na rotina de cuidados do Marcos Roberto Oliveira, Analista de Tecnologia da Informação. “Já “adotei” o meu copo reutilizável há algum tempo e são ações como essa que contribuem para a preservação ambiental. A natureza agradece!”.

Além de um comitê interno de sustentabilidade, o complexo também conta com 10 agentes multiplicadores, corresponsáveis por manter as práticas ambientais no dia a dia.

Sobre o A3P

A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implantarem práticas de sustentabilidade. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.