Máscaras de proteção começam a ser doadas para comunidades do Pecém

23 de abril de 2020 - 16:12 # # # #

Celso Tomaz - Ascom CIPP

A ação faz parte de um projeto que beneficiará moradores de áreas de influência direta do terminal portuário cearense

A comunidade de pescadores e marisqueiras da praia do Cumbuco foi a primeira da região do Pecém a receber, na tarde dessa quinta-feira (23), as máscaras produzidas por artesãs e costureiras moradoras de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, municípios onde está localizado o Complexo do Pecém.

A ação faz parte do projeto “Redeprotege”, do Programa de Educação Ambiental do Porto do Pecém. O projeto foi criado para ser uma rede de proteção comunitária, no enfrentamento ao novo coronavírus, e ao mesmo tempo gerar renda para as famílias que trabalham na produção das máscaras de proteção. Ao todo 21 mulheres, entre artesãs e costureiras, estão envolvidas hoje no projeto, que atende também a parecer do Ibama.

“Algumas dessas profissionais estavam acostumadas a trabalhar com outro tipo de produção, outras estavam fazendo crochê quando foram contactadas pela nossa equipe. Mas a capacidade de adaptação delas foi incrível. Todas estão contribuindo nesse projeto, seja cortando, seja costurando”, diz Rebeca do Carmo Oliveira, diretora de Relações Institucionais do Complexo do Pecém.

Todo o tecido utilizado na confecção das máscaras foi doado pelo Complexo do Pecém, que em seguida comprou o que foi produzido para ser doado as comunidades localizadas nas áreas de influência direta do terminal portuário do Pecém. Assim, artesãs e costureiras garantem renda extra. Além disso, todas as empresas instaladas no Complexo do Pecém podem comprar as máscaras diretamente com as artesãs e costureiras.

“Em tempos estranhos como os atuais, quando a própria humanidade parece perder o chão e se encher de desalento, a solidariedade institucional é a tradução de nosso compromisso com a ética da sustentabilidade e com as práticas de boa governança que marcam nossa gestão”, diz Márcia Maia, assessora de Relações Institucionais do Complexo do Pecém.

A partir de amanhã será a vez das comunidades das praias do Pecém e da Taíba receberem as máscaras. Nessa primeira fase do projeto serão confeccionadas e doadas 2.100 unidades. E para que não haja aglomeração, a distribuição será feita diretamente nas colônias de pescadores, onde apenas um representante de cada família previamente cadastrada receberá até 10 máscaras, dependendo do tamanho da família. O projeto tem ainda o apoio da Guarda Municipal de São Gonçalo do Amarante.

“Essa rede de solidariedade é um projeto que une ainda mais o Complexo do Pecém a sua comunidade. Esse projeto não só traz segurança aos moradores, como também gera aprendizado na fabricação dessas máscaras, criando assim uma sinergia ainda mais forte ente todos para que juntos possamos superar essa pandemia”, conclui Rebeca do Carmo Oliveira, diretora de Relações Institucionais do Complexo do Pecém.