Milho biofortificado é reforço nutricional na mesa dos cearensesificado é reforço nutricional na mesa dos cearenses

15 de maio de 2020 - 17:27 # # # # #

Ascom SDA Texto br> Rede Biofort/Embrapa Fotos

A boa safra de milho deste ano contou com uma ajuda extra da Secretaria do Desenvolvimento Agrário neste ano. Através do programa Hora de Plantar, 600 agricultores familiares de Crateús, São Benedito e Carnaubal foram contemplados com a entrega de seis toneladas de sementes de milho BRS 4104. O resultado é um alimento mais nutritivo e com potencial de combater problemas de visão e baixa imunidade, causados pela falta de vitamina A na alimentação humana.

A genética é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e as sementes foram produzidas e distribuídas por empresa licenciada pelo órgão federal. A cultivar de milho possui uma concentração de carotenoides precursores da vitamina A de 2,5 a 3,2 vezes maior do que os valores encontrados no milho comum, mesmo mantendo as demais características. Somente análises laboratoriais de elevada especificade e complexidade revelam o esforço científico de dez anos para chegar a um único grão.

“A hipovitaminose A é considerada pela FAO como o segundo problema nutricional de maior incidência no mundo (atrás apenas da deficiência de ferro)”, cita Maria Cristina Dias Paes. “O milho biofortificado foi desenvolvido justamente para auxiliar no combate à insegurança alimentar e nutricional em áreas de prevalência da deficiência de nutrientes na população, como é o caso da vitamina A”, justifica a especialista em Nutrição e Ciência de Alimentos do setor de pesquisa da Embrapa.

“Como o milho é abundante na mesa dos nordestinos, na preparação do cuscuz, da canjica, da pamonha, de bolos ou mesmo do milho cozido, todos consumiriam automaticamente algo de maior valor nutricional ”, argumenta o secretário De Assis Diniz. “No Ceará, o plantio das sementes teve início em dezembro e agora, em maio, 600 famílias do campo contam com o milho biofortificado dentro de casa e na alimentação do próprio rebanho”, conclui o gestor estadual.

Hora de Plantar

O cultivo do milho BRS-4104 não traz grandes segredos. A semente do milho variedade BR-4104 é adaptada ao zoneamento climático nordestino. O plantio é direto, numa profundidade entre 3 e 5 centímetros, dependendo se o solo é mais argiloso ou arenoso, e a quantidade é de 40 à 50 mil plantas por hectare, com espaço entre as linhas de 80 centímetros. A adubação de plantio é realizada com produtos de mercado, ricos em nitrogênio, fósforo, potássio e, às vezes, zinco, e obedece à análise do solo fornecida por técnico.

O agricultor familiar precisará de uma segunda orientação técnica caso a lavoura fique infestada por insetos, pragas ou ervas daninhas. “Ele deve ter em mente que a lavoura deve ser mantida limpa durante as primeiras seis semanas após a emergência do milho, para evitar redução na produtividade que pode chegar até 85%”, orienta a cartilha da Embrapa. Além disso, a adubação de cobertura é realizada com adubos nitrogenados, quando o milho apresentar de cinco a seis folhas completamente desenvolvidas, entre o 30o e 45o dia após a emergência do milho.

A partir daí, é comemorar a boa colheita e se preparar para o armazenamento. Geralmente, as espigas estão voltadas para baixo e são facilmente quebradas da planta. Outra forma fácil de saber se a espiga está no ponto é tentar riscar o milho com a unha: quando a umidade da semente está entre 13% e 14%, o grão não se deixa riscar. Além da separação das espigas estragadas, mofadas e atacadas por insetos, é preciso deixar as espigas longe do alcance da luz solar para que não haja degradação dos carotenoides precursores de vitamina A dos grãos. Para isto a recomendação é manter a palha na espigas durante a secagem, se for necessária após a colheita.