SPS alerta para prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na pandemia

18 de maio de 2020 - 18:35 # # # #

Ascom SPS

Em meio ao isolamento social, milhares de crianças e adolescentes estão confinados com seus abusadores dentro de casa. O medo, a culpa e a vergonha muitas vezes silenciam os pedidos por socorro. Neste 18 de maio, dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) alerta para os riscos e cuidados que se deve adotar em meio à pandemia e segue em “campanha online” junto aos municípios cearenses pela prevenção destas situações de risco e divulgação dos canais de denúncia.

A titular da SPS, Socorro França, observa que é preciso conscientizar as pessoas da importância da empatia e da solidariedade nesses momentos de isolamento social. “Além do cuidado com nossas vidas com o enfrentamento ao coronavírus, precisamos exercitar o nosso olhar para o outro, mas um olhar cuidadoso. Estando atento às violações que podem estar acontecendo perto de nós e nós também devemos agir para evita-las”, pontua. Ela ressalta que a SPS está trabalhando na criação do Observatório de Indicadores Sociais que terá ferramentas para que a população denuncie as violações de direitos e para acompanhamento, por meio da rede, dessas denúncias. “O Observatório vai facilitar a denúncia e melhorar a sistematização dos dados, para que tenhamos políticas públicas mais eficientes e assertivas”, pontua.

“Estamos dialogando diariamente com os equipamentos de proteção social para que sigam realizando os atendimentos online ou por telefone e conscientizem a população sobre os canais de denúncia, que tem um papel fundamental neste momento”, frisa a orientadora da Célula de Atenção a Média Complexidade da SPS, Heurenice Moura, que tem realizado reuniões por videoconferência para orientar e sensibilizar os técnicos e gestores atuantes nos equipamentos de assistência social dos municípios para a importância deste tema.

Heurenice ressalta que a criança silencia por medo e para que elas possam reagir é necessário que tenham uma rede de apoio muito forte, que lhes ampare e dê confiança para expressarem o que as angustia ou amedronta. “O trabalho realizado pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) tem sido essencial para alertar as famílias sobre estes riscos. Nos articulamos junto aos municípios na produção de vídeos, áudios e artes para divulgação das medidas de combate ao abuso e a exploração das nossas crianças e adolescentes. Estamos enviando estes materiais para rádios, televisão e diversos outros meios de comunicação para que possamos levar esta mensagem às famílias que muitas vezes desconhecem os canais de denúncia”, completa.

Renata de Oliveira é coordenadora Regional do Creas Fortaleza e explica como tem sido o atendimento neste período de quarentena. “Em cada um dos municípios nós temos um técnico de referência que nos repassa as demandas e encaminha aos profissionais ou órgãos responsáveis. A equipe atuante em cada Creas segue atendendo por meio de telefone às famílias que necessitam de psicólogo, advogado, assistente social ou pedagogo. Os profissionais têm feito esse acompanhamento diário, ligando e conversando com cada uma das famílias atendidas”, explica Renata.

A coordenadora lembra: “Nós trabalhamos com violações de direitos e como bem sabemos a maioria desses direitos são violados no ambiente doméstico, então com o confinamento as violações como abuso sexual, violência doméstica, trabalho infantil, cárcere privado, dentre outros acabam por ter um salto muito grande, que não aparecem nas estatísticas por conta das subnotificações. Dentro deste contexto nosso foco tem sido divulgar massivamente os serviços e números de denúncias para que a população saiba onde procurar ajuda”, pontua.

Onde Denunciar?

• Conselho Tutelar da sua cidade;
• Disque 100 (por telefone ou pelo e-mail disquedenuncia@sedh.gov.br) – canal gratuito e anônimo;
• Delegacias especializadas ou comuns;
• Polícia Militar, Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal;
• Número 190;
• Casos de pornografia na internet: denuncie no www.disque100.gov.br

 

 

Ouça:

A secretária Socorro França ressalta que a SPS trabalha na criação do Observatório de Indicadores Sociais, com ferramentas para a denúncia das violações de direitos.

Socorro França destaca o trabalho de articulação com os municípios, com a utilização de vários recursos para efetivar as denúncias.