Espaço de Reflexão: gestores escolares encontram meios para envolver estudantes em processos de decisão
27 de maio de 2020 - 14:59 #Construindo Redes de Cuidados e Autocuidados #Escola: Espaço de Reflexão #estudantes #professores #SEDUC
Bruno Mota - Ascom Seduc
Fazer com que os estudantes encontrem no ambiente de aprendizagem uma oportunidade para desenvolver o senso de liderança e o pensamento crítico é um dos principais objetivos do “Escola: Espaço de Reflexão”, movimento criado pela Secretaria da Educação (Seduc), que em 2020 chega à 4ª edição. Neste ano, as atividades vêm sendo realizadas de maneira virtual, por meio de webinars, mesas e oficinas temáticas, entre os dias 25 e 29 de maio, com o tema “Construindo Redes de Cuidados e Autocuidados”.
Gestores de unidades de ensino da rede pública estadual observam os efeitos que a ação tem gerado ao longo do tempo, sobretudo, no que diz respeito ao comprometimento dos estudantes quanto à participação nas decisões.
Otacílio Bessa, diretor da Escola de Ensino Médio (EEM) Adauto Bezerra, em Fortaleza, avalia que um dos maiores legados proporcionados pela iniciativa tem sido o de permitir que os participantes levem e tragam contribuições no campo do protagonismo estudantil. “Trazer e levar são os verbos que mais traduzem o ‘Espaço de Reflexão’. A Escola acompanhou essa caminhada ora contribuindo, ora se beneficiando da enorme complexidade, interatividade e dos protagonismos das juventudes e dos educadores presentes”, ressalta.
O que mais chamou a atenção de Otacílio, desde a primeira edição do evento, foi o cuidado que a Seduc teve em consultar as unidades de ensino e os grêmios estudantis sobre os temas mais relevantes a serem discutidos e construídos nos grupos que iriam se formar.
“Foram centenas de pessoas das diversas regiões e cidades encontrando-se para participar de um caldeirão de discussões, de um turbilhão de ideias, fortalecendo o ambiente escolar como sendo plural, diverso e sem mordaças, para os temas que constituem a nossa sociedade. Nos anos seguintes, o projeto consolidou-se, ampliou-se, reavaliou-se e, portanto, reinventou-se”, lembra.
Formação
No município de Pentecoste, o movimento do Espaço de Reflexão despertou provocações em relação a como aumentar a participação dos estudantes nos espaços de discussão e de decisão da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Alan Pinho Tabosa, conforme ilustra o diretor da unidade, Elton Luz.
“Temos conseguido, ao longo dos anos, principalmente a partir de 2019, criar essas oportunidades, aliando as temáticas trazidas para discussão pelo evento ao nosso programa de formação de lideranças cooperativas solidárias. São estudantes que passam por uma formação específica em liderança, tendo acesso a informações e a espaços para falar sobre como veem a escola, e o que pode ser feito para melhorá-la”, explica.
A partir daí, de acordo com Elton, diversos projetos ganharam forma, tanto assumidos diretamente pelos estudantes, como sendo em parceria com professores. “Agora, temos também, por exemplo, cursos eletivos de Gênero e Diversidade e de Cuidados com o Meio Ambiente. Isso tem tido um impacto muito forte”, revela.