Cineteatro São Luiz estreia “Exposições online” na sexta (5), com “Espetáculos” de Guilherme Silva

4 de junho de 2020 - 13:56 # # #

Elídia Vidal - Ascom Cineteatro São Luiz Texto
Arquivo Pessoal Fotos

Nesta sexta-feira (5), às 18h, o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), dá início a mais uma faixa de programação online – desta vez, inédita. Tendo em vista a arte como linguagem universal que aproxima mundos e a busca por um mergulho aprofundado nos detalhes e nas emoções, é que surge a programação “Exposições”. Com periodicidade quinzenal e veiculação no site do equipamento (www.cineteatrosaoluiz.com.br). Nesta primeira edição, o Cineteatro recebe online a estreia da exposição “Espetáculos” do fotógrafo Guilherme Silva.

Movimento, liberdade e expressão são pontos de partida desta exposição que traz registros do universo da dança da última década e em diversos palcos do Estado do Ceará. Esta linguagem é uma das preferidas de Guilherme para registros: “A dança possibilita dar maior atenção ao corpo no palco, à firmeza nos músculos que imprimem uma plástica incomum, a rigidez e precisão dos movimentos. Essas, inclusive, são características desta exposição que tornam estes elementos mais evidentes com o uso de técnicas Low Key”, afirma. A técnica é a manipulação da iluminação na fotografia, nesta caso, com contrastes mais extremos entre o escuro e a luz cênica.

“Espetáculos” somam 16 registros de diversos palcos, passando por Malocas e Bienais de Dança, registros realizados em cursos de “fotografias para espetáculos” ministrados por Guilherme na Escola Porto Iracema das Artes e na Rede Cuca, até chegar nos eventos realizados no palco do Cineteatro São Luiz – onde Guilherme atua como fotógrafo há dois anos. Dentre os destaques da exposição, está o registro da premiada bailarina Regina Advento, estrela da companhia alemã Pina Bausch, e registros do Balé Municipal do Rio de Janeiro.

Guilherme Silva é brasiliense, reside na cidade de Fortaleza (CE) desde a primeira infância, possui experiência de uma década em fotografia de espetáculos, vivências em comunicação institucional, criação e produção de conteúdo audiovisual. Tem como foco em seus trabalhos a tradução da imagem estética e artística em comunicação institucional.


Serviço

Exposição “Espetáculos” de Guilherme Silva

Data: 05/06, às 18h
Onde: online – no site do Cineteatro São Luiz