Exposição “Vitrine” do designer Yuri Leonardo estreia na programação do Cineteatro São Luiz

16 de julho de 2020 - 10:24 # # #

Ascom Cineteatro São Luiz

“Vitrine” é uma seleção da produção gráfica das atrações do Cineteatro São Luiz elaborada pelo designer cearense Yuri Leonardo no período de 2017 a 2019. As peças tiveram veiculação nas mídias digitais, mas também na vitrine física do São Luiz, localizada no número 500 da Rua Major Facundo. A exposição estreia nesta sexta-feira (17), às 18h, pelo site do equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult): www.cineteatrosaoluiz.com.br.

“Vitrine” foi projetada para que o público conheça os meandros do processo criativo das produções gráficas do Cineteatro, como a construção detalhada de releituras e remixes, além de abordagens alternativas a discursos visuais hegemônicos presentes no establishment visual do século XX. Além disso, é uma oportunidade para que o público rememore alguns dos eventos da história recente do agora Cineteatro.

“Eu cresci consumindo produtos culturais que são reapropriações de coisas de outros lugares, mas num uso muito particular. Sempre acreditei muito na força da junção de coisas boas, alguma boa solução ou fruição para o seu próprio contexto, para um contexto local. Praticamente tudo na nossa cultura é fruto desse ponto de convergência e mistura, onde sobressai a nossa marca, que é aquilo que diz respeito sobre um uso local ou por que aquela memória importa para nossa comunidade”, explica Yuri Leonardo em referência ao uso de elementos visuais inspirados em manifestações culturais locais e nacional e na releitura de obras e movimentos da cultura pop internacional.

Com as restrições contratuais no uso de imagens para divulgações de filmes neste remanescente cinema de rua, foi preciso pensar e criar cada detalhe dos cartazes para as divulgações: “Observando movimentos como a Era Dourada dos pôsteres poloneses, nas década de 1950 e 1960, ou os pôsteres de cinema pintados à mão em lugares como Gana ou na Nollywood nigeriana, foi que me dei conta que a ‘graça’ é justamente tentar imprimir um pouco da própria aldeia, desse hiperlocal, no anúncio de uma obra supostamente universal ou de uma monstruosa cultura pop hegemônica, como é o mainstream do cinema estadunidense. Além do deslocamento para um contexto mais próximo do espectador, você oferta oportunidade para que pessoas que ainda não conhecem aquela obra possam observá-la sob outro ângulo, favorecendo novas conexões, formas outras de significado.”. Yuri ainda complementa: “Quando se dá às coisas as cores e formas do seu cotidiano, a relação toma outro peso, outro afeto, porque você finalmente compreende, vive aquilo na pele. É um caminho sem volta.”.

Yuri Leonardo é designer do Cineteatro São Luiz há três anos e tem experiência de mais de uma década em design, com vivências em comunicação institucional e criação de conteúdo. Possui foco em imagem institucional, produção gráfica e edição de conteúdo editorial, e comunicação de órgãos públicos. Presta consultoria para grupos de artistas independentes, jovens empreendedores e instituições ligadas às áreas de Cultura, Ciência e Tecnologia.

Serviço

Exposição “Vitrine” de Yuri Leonardo

Dia 17/07 às 18h

No site do Cineteatro São Luiz: https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/exposicoes

Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/13kcCTenbaqIDEAZuvDwYWEzEoqqDF-gv?usp=sharing