“Entre Telas” com o pesquisador Jean dos Anjos debate a arte a partir de elementos da natureza

17 de julho de 2020 - 11:39 # # # # # # #

Raphaelle Batista - Ascom Porto Iracema das Artes - Texto
Arquivo Pessoal - Foto

Percursos entre saberes e práticas macumbeiras e implicações éticas na produção de imagens serão alguns dos temas discutidos na live

A pesquisa de Jean dos Anjos atravessa religião, arte e cultura a partir de sua história, de outras pessoas e de elementos e divindades que o cercam. Macumbeiro, fotógrafo e antropólogo, Jean estará no Instagram do Porto Iracema na próxima segunda-feira (20), a partir das 10h15, para a live “Encruzilhadas, desejos e imagens: fazendo artes”.

Além de artista, Jean é, também, pesquisador no Laboratório de Antropologia Imagem da Universidade Federal do Ceará (LAI/UFC) e mantém o blog “Em outro hemisfério”, onde escreve sobre temas relacionados à arte, cultura e religião (acesse AQUI). Durante esta nova edição do “Entre Telas Artes Visuais”, mediada pela coordenadora do Laboratório de Artes Visuais, Aline Albuquerque, ele vai falar sobre o fazer artístico a partir das encruzilhadas, dos ventos, das matas, das águas e da terra. O debate abordará de Iemanjá à Pombagira, caminhos de desejo, festa e guerra, além de percursos entre saberes e práticas macumbeiras, exercícios de cura e implicações éticas na produção de imagens.

O “Entre Telas” integra uma série de ações virtuais promovidos pelo Porto Iracema Escola para este período de isolamento social e vem trazendo artistas e pesquisadores a fim de discutir suas formações e processos criativos sob diferentes contextos.
Sobre Jean dos Anjos

Macumbeiro, artista, fotógrafo, antropólogo, pesquisador do Laboratório de Antropologia Imagem (LAI/UFC).
Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: “Nova edição do Entre Telas Artes Visuais recebe Jean dos Anjos para falar sobre fazer artístico a partir de encruzilhadas e elementos da natureza”
Quando: Segunda-feira (20), a partir das 10h15
Onde assistir: Instagram do Porto Iracema das Artes