Tempo de Justiça: programa desenvolvido pela Vice-Governadoria do Ceará serve de modelo para Governo de Pernambuco

21 de julho de 2020 - 11:53 # # # # #

Ascom ViceGov

Desenvolvedores do programa Tempo de Justiça, parte do Pacto por um Ceará Pacífico, se reuniram na última segunda-feira (20) com integrantes do Governo de Pernambuco. O encontro virtual ocorreu em meio ao processo de implantação do sistema, concebido pela equipe da Vice-Governadoria do Ceará, para atender também os pernambucanos.

Em fevereiro deste ano, representantes do Governo de Pernambuco vieram ao Ceará conhecer o programa. O Tempo de Justiça deu mais celeridade ao registro, investigação, processo e julgamento de crimes registrados no território cearense. A experiência exitosa já serviu de modelo para outras iniciativas no Brasil, e inclusive foi premiada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Agora, o Pacto pela Vida, política pública do Governo de Pernambuco para reduzir os índices de violência, importa o programa através de um acordo de cooperação com o Governo do Ceará.

“Nessa reunião, trocamos experiências com um grupo formado por membros do Tribunal de Justiça, do Ministério Público e da Secretaria de Planejamento, todos do Estado de Pernambuco. Fomos consultados sobre dúvidas técnicas, modelos de dados, método de extração de dados e as lições aprendidas”, explicou Catulo Hansen, coordenador de Tecnologia da Informação da Vice-Governadoria.

Tempo de Justiça

O programa é uma parceria entre Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria e Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, com apoio técnico da Vice-Governadoria do Estado. A iniciativa monitora os processos de crimes dolosos contra a vida com autoria esclarecida, ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2017.

Para o acompanhamento dos dados, são feitas reuniões mensais com todos os órgãos para avaliação dos resultados e identificação de problemas, desde a fase de inquérito até o julgamento.