Ampliando Horizontes: estudantes aprendem sobre profissões em encontros online

25 de agosto de 2020 - 16:51 # # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc Texto

A Secretaria da Educação (Seduc) entende a importância da escolha profissional consciente por parte dos estudantes do Ensino Médio, que em breve entrarão na universidade e no mundo do trabalho. Desta forma, idealizou o projeto Ampliando Horizontes, que promove encontros virtuais entre alunos da rede pública estadual e pessoas já inseridas no mercado, que seguem carreiras distintas e têm pontos de vista fundamentados a respeito de seus campos de atuação. A intenção é auxiliar os jovens no importante momento de decisão, de modo que tenham referências e perspectivas do que irão encontrar pela frente. A iniciativa é desenvolvida por meio da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil, com o apoio das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), contando ainda com parceria da Fundação Demócrito Rocha.

Ao longo da semana passada, na terça (18) e na sexta-feira (21), foram realizadas duas webinars, como parte da programação do AoGosto do Aluno e da Conexão Seduc, transmitidas ao vivo pelo canal da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância da Seduc no Youtube, contando com as presenças de profissionais de áreas diversas. Em ambas as ocasiões, os mediadores dos diálogos foram alunos da rede estadual.

Elias Ferreira, estudante da 3ª série na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Tabelião José Pinto Quezado, em Aurora, foi mediador na transmissão de sexta-feira. O jovem revela ainda não ter decidido em qual campo pretende seguir e, justamente por isso, o Ampliando Horizontes surge como meio de reflexão antes de confirmar a escolha.

“É um projeto que serve para ampliar as nossas visões acerca do mundo profissional, uma vez que muitos alunos ficam em dúvida em relação a qual área seguir, ou então, limitam-se às profissões mais conhecidas, por não terem noção de que existem outras. Os profissionais convidados também passaram por situações de dúvida, e os depoimentos deles são fundamentais para nos mostrar, na prática, o que fizeram para chegar onde estão”, observa.

Na sexta, foram abordadas as áreas de Libras, Publicidade e Propaganda, Produção de Eventos, Engenharia Química e Empreendedorismo e Ciência da Informação, respectivamente apresentadas pelos convidados Sara de Araújo, Gilvana Marques, Rafaela Sawaki e Laiana Sousa. Também atuou como mediadora a aluna Melisse Frutuoso, que cursa a 3ª série do curso técnico em Finanças na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Wellington Belém de Figueiredo, em Nova Olinda.

Alimentando sonhos

Leidianne da Conceição, estudante da 3ª série da escola Escola de Ensino Médio (EEM) Francisco de Assis Vieira, em Iguatu, foi uma das mediadoras na terça-feira (18). Para ela, que pretende ser psicóloga, os depoimentos prestados pelos convidados ajudam a entender melhor como funciona o universo do trabalho.

“Ajudou-me de forma significativa para que, neste momento tão difícil, continuasse pensando nos meus sonhos e no quanto sou capaz de conseguir realizá-los. Essas webinars, especialmente a do Ampliando Horizontes, fizeram com que eu continuasse a lutar pela profissão que desejo seguir”, ressalta.

No primeiro dia, foram contempladas as áreas de Engenharia Civil, Design de Moda, Gastronomia e Marketing Digital, respectivamente representadas pelos profissionais Samuel Torquato, Tainan Fernandes, Raquel Franklin e Fernando Diogo Sioli. Além de Leidianne, também atuou como mediadora a aluna Iasmin Almeida, da EEM Dione Maria Bezerra Pessoa, em Horizonte.