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CGE promove III Reunião de Rede de Fomento ao Controle Social

26 de agosto de 2020 - 18:25 # # #

Ascom CGE

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) promoveu, na manhã desta quarta-feira (26), a III Reunião de Rede de Fomento ao Controle Social do ano de 2020. O evento, realizado por meio da plataforma virtual Teams, reuniu ouvidores setoriais nos órgãos e entidades estaduais. Prestigiando o evento, estiveram presentes o secretário de Estado Chefe da CGE, Aloísio Carvalho, e o secretário executivo, Marconi Lemos.

Para iniciar as atividades da reunião, a coordenadora de Ouvidoria da CGE, Larisse Moreira, apresentou aos presentes a nova aba estatística do serviço de Ouvidoria disponibilizada na página informativa de transparência sobre dados ligados ao enfrentamento da pandemia da Covid-19.

“O painel é importante para dar transparência às manifestações de ouvidoria que foram registradas sobre o tema coronavírus. Nele é possível realizar filtros e obter informações específicas por secretaria ou por tipo de manifestação, por exemplo”, explicou a coordenadora.

Em seguida, foram apresentados ainda aspectos específicos do Relatório de Gestão de Ouvidoria 2019, elaborado pela CGE com base em relatórios de gestão das setoriais, e sobre o andamento do processo de atualização da Carta de Serviços do Cidadão e das Oficinas de Padronização dos Serviços Públicos.

Ainda na ocasião, a assessora de controle interno e ouvidoria da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Airles Mota, apresentou aos membros da rede as boas práticas de ouvidoria desenvolvidas na setorial.

Central 155 em números

Aproveitando a reunião, a orientadora da Célula da Central de Atendimento 155, Zeneide Araújo, apresentou os resultados alcançados pelo Call Center durante o primeiro semestre deste ano. De acordo com dados emitidos pela Célula, de 1ª de janeiro a 30 de junho de 2020, a Central 155 registrou 11.595 atendimentos direcionados ao serviço de Ouvidoria e 38.161 ao serviço de Acesso à Informação.

“Este primeiro semestre nos trouxe um grande desafio, não só por conta do alto fluxo de ligações impulsionadas pelo período do enfrentamento à Covid-19, mas também pela forma como tivemos que lidar com os anseios dos cidadãos, que por muitas vezes utilizaram o serviço para obter informações ou direcionamentos, tudo isso de uma forma muito rápida. Assim, o nosso trabalho junto aos membros da Rede de Controle Social foi sem dúvidas uma peça-chave para mantermos o nosso nível de qualidade de serviço”, destacou a orientadora.

Além dos números da Central, Zeneide Araújo aproveitou a ocasião para destacar o desempenho dos profissionais que atuam no teleatendimento por meio de elogios registrados pelos cidadãos por meio da plataforma Ceará Transparente.