Praça da Bandeira é adotada pela Cagece e inicia obras de requalificação urbana no local

3 de setembro de 2020 - 15:40 # # # #

Ascom Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) adotou recentemente a Praça Clóvis Beviláqua, conhecida como Praça da Bandeira, para realizar ações de urbanização do local. Na terça-feira (1), foram iniciadas obras de requalificação no espaço, como recuperação de pisos, áreas gramadas, construção de rampa de acesso, pintura de bancos e um caramanchão para convivência e uso efetivo da praça. O objetivo é que, a partir de agora, a praça receba intervenções diversas com o intuito de tornar o lugar mais caloroso e atrativo para a população.

A previsão é de que os serviços sejam concluídos em até 90 dias e, posteriormente, também sejam realizadas intervenções no reservatório do local. Além das obras e todas as melhorias previstas pelo projeto da área, a Cagece também ficará responsável pela manutenção do espaço.

A concepção do projeto também foi pensada para se adequar ao valor histórico do equipamento, que tem considerável importância não só para a cidade, mas também para a companhia. No subterrâneo da praça, por exemplo, consta um reservatório da Cagece e nas proximidades, atrás da Faculdade de Direito – que fica em frente à praça – existem três caixas d’água. Duas delas foram edificadas no início do século XX, enquanto a outra foi construída depois pela Cagece e continua sendo operada pela empresa.

O projeto de requalificação foi desenvolvido pela arquiteta Ana Figueiredo e coordenado pela arquiteta Beatriz Chaves, da Cagece. “Além de tudo isso, um ponto pensado no projeto foi a acessibilidade: será construída uma rampa, visto que a praça tem um desnível em relação às ruas do entorno. É prevista também, a introdução de lixeiras e uma pintura muralista, que vai trazer uma proposta contemporânea de arte pública que situa a arte no lugar da sua produção.”, destaca.