Governo do Ceará inaugura reforma de prédio em estilo neoclássico da Sefaz II

1 de outubro de 2020 - 18:18 # # # # #

Natália Coutinho - Ascom Sefaz - Texto
Carlos Gibaja - Fotos

O governador do Ceará, Camilo Santana, inaugurou, nesta quinta-feira (1º/10), a reforma do prédio II da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-Ce), localizado na Avenida Pessoa Anta, nº 274. O prédio foi todo reformado, mantendo o valor histórico e preservando as linhas arquitetônicas características tanto do estilo neoclássico quanto do eclético, além de resgatar as antigas cores da fachada.

Na reforma, o Governo investiu um total de R$ 2.232.763,83, sendo a obra uma iniciativa de valorização e resgate do patrimônio cultural cearense. No prédio, funcionará a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic).

Durante a solenidade de inauguração, o governador Camilo Santana destacou o trabalho desenvolvido pela secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba. “Convidei a Fernanda com o desafio de fazer uma grande mudança da Sefaz, trazendo um novo olhar para as finanças do Estado. Parabenizo pela liderança, por essa equipe formada em sua maioria por mulheres. Agradeço também todos os servidores fazendários pelo desempenho no trabalho. Nada acontece dentro do Governo se não tiver o papel do Fisco. É um desafio cada vez maior para nós, garantir recursos para educação, segurança e saúde”, ressaltou.

Ele observou ainda que a obra faz um resgate arquitetônico, cultural e histórico para essa área da cidade. “A Secretaria da Fazenda faz parte dos prédios mais bonitos do Governo do Estado, valorizando a arquitetura da cidade de Fortaleza. Espero que essa estrutura contribua também para melhor ainda mais o trabalho dessa equipe”, afirmou o governador.

Muito emocionada com a inauguração, a secretária Fernanda Pacobahyba, agradeceu a presença de todos e relembrou um pouco a história do edifício. “Esse prédio é uma joia da Sefaz. Uma construção do início do século XX, adquirido pelo Estado em meados da década de 60. Aqui funcionou a Secretaria de Obras Públicas, onde nasceu o primeiro embrião de obras públicas do Ceará. Já foi também um Museu e depois passou a ser Secretaria da Fazenda”, pontuou.

Para a Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna, Sandra Machado, manter a memória por meio da preservação do patrimônio histórico e cultural é também um papel essencial de todo gestor público. “A Sefaz está comprometida com esta preservação e ocupa hoje, no centro histórico de Fortaleza, as mais belas construções. A entrega hoje da nossa Sede II, que abrigará a Coordenação de Tecnologia da Informação, é um marco para todos nós que fazemos a Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará”, reforçou.

Após o descerramento da placa de inauguração, o governador e a secretária fixaram fotos dos cidadãos cearenses: Thales Jacson de Souza Fontenele, professor de Acaraú; Francisco Cauã do Nascimento, estudante, de Sobral; e Maria Epifania Quinto Lima, Chapeleira, de Forquilha.

Um breve histórico

Construído na primeira metade do século XX, o prédio foi adquirido pelo Governo do Estado no dia 05 de setembro de 1968, mediante desapropriação. O imóvel pertencia à Companhia P. Machado Indústria e Comércio.

Em 10 de agosto de 1976, neste edifício, passou a funcionar o Museu de Minerais do Ceará Professor Odorico Rodrigues de Albuquerque, do Departamento de Minas da Secretaria de Obras e Serviços Públicos do Estado (Sosp).

Posteriormente, em julho de 1989, após uma restauração, o prédio foi inaugurado como sede II da Secretaria da Fazenda do Ceará, quando passou a abrigar o Contencioso Administrativo Tributário (Conat) e toda a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação.