Governo do Ceará e Prefeitura entregam obra de requalificação da Av. Vicente de Castro

5 de outubro de 2020 - 13:30 # # # # # #

Fhilipe Augusto - Texto
Carlos Gibaja - Fotos

Além da questão da mobilidade urbana, a via é importante por servir de rota para o Porto do Mucuripe e integrar o projeto Corredores Turísticos

A obra de urbanização e requalificação da Avenida Vicente de Castro, no bairro Cais do Porto, em Fortaleza, foi entregue nesta segunda-feira (5) pelo Governo do Ceará e Prefeitura, através do programa Juntos por Fortaleza. A intervenção faz parte do projeto Corredores Turísticos e serve também como rota de ligação entre áreas comerciais da Capital. O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio estiveram no local e, em transmissão pelas redes sociais, mostraram à população o resultado do trabalho.

Economicamente falando, a região é importante por possuir três grandes moinhos de trigo e o Porto do Mucuripe. Além disso, a via liga importantes áreas turísticas e equipamentos do setor. “Essa intervenção é o acesso ao Terminal de Passageiros do Mucuripe, importante equipamento turístico que nós estamos procurando investir. Com essa pandemia, nós tivemos uma suspensão dos passageiros, mas é uma área importantíssima para o turismo através dos navios que chegam a Fortaleza. Estamos trabalhando para fortalecer e aqui é um ponto importante” comentou o governador, ao elogiar o belo trabalho feito no local.

Ao caminhar com o prefeito Roberto Cláudio pelo novo canteiro central da avenida, que recebeu mudas de plantas de espécies nativas da flora brasileira, Camilo Santana informou que a área de tancagem de combustíveis localizada na região está prestes a ser transferida para outro local. “Já foi licitada, em uma parceria com a iniciativa privada, a realocação da tancagem de combustível, que irá sair daqui e ir lá para o Porto do Pecém. Isso vai requalificar e dar outras oportunidades para essa área do Mucuripe”, afirmou.

Nova avenida

A obra de requalificação da Avenida Vicente de Castro substituiu o pavimento asfáltico pelo mesmo piso intertravado utilizado na Avenida Beira-Mar. Além disso, a intervenção foi responsável pela instalação de um sistema de drenagem na via, novas calçadas, paisagismo e ciclovia. Ao todo, foram investidos R$ 9 milhões.

“Essa é uma obra muito importante porque ela envolve mobilidade e também economia. A gente tem aqui o Porto do Mucuripe, uma das áreas mais importantes da economia do Estado e tem um fluxo de veículos muito pesado. Essa é uma via de alta demanda de carros, que não tinha drenagem, trânsito muito engarrafado e a gente fez uma completa urbanização”, comentou Roberto Cláudio.

A requalificação é mais uma ação fruto do programa Juntos por Fortaleza. O prefeito ressaltou o ganho para a Capital com o trabalho conjunto entre os poderes executivo Estadual e Municipal. “É uma plataforma de investimentos em diversas áreas da cidade: habitação, infraestrutura, saneamento, mobilidade, educação e saúde, dentre outras. Queria registrar a importância desse tipo de trabalho em conjunto entre Governo do Estado e Prefeitura. Isso acaba sendo uma oportunidade de somar recursos, planejar juntos, integrar ações e entregar à população muito mais oportunidades e qualidade de vida”, enfatizou Roberto Cláudio.

Investimentos públicos na região

Importantes mudanças já foram promovidas na região próxima à Avenida Vicente de Castro ou estão em planejamento. Além da requalificação da Beira-Mar, que está ocorrendo, e o projeto de realocação da tancagem de combustíveis, uma nova obra ligando a própria Vicente de Castro até o Titanzinho com o mesmo padrão será realizada.

A região recebeu também recentemente uma nova sede do Corpo de Bombeiros e o Batalhão de Choque na Praia do Futuro. A entrega do Residencial do Alto da Paz já está começando e nos planos está a concessão, por parte da União, do Farol do Mucuripe para restauração. Já entregues há as obras de recuperação do Morro Santa Terezinha, a Escola de Gastronomia e a Estação Iate do VLT Parangaba – Mucuripe.

 

Ouça:

O governador Camilo Santana destacou que a nova Avenida Vicente de Castro é estratégica para fortalecer o turismo em Fortaleza.

O governador Camilo Santana falou sobre a transferência da área de tancagem para o Porto do Pecém e de outras intervenções para a requalificação da área do Mucuripe, em Fortaleza.

A requalificação é mais uma ação fruto do programa Juntos por Fortaleza. O prefeito ressaltou o ganho para a Capital com o trabalho conjunto entre os poderes executivo Estadual e Municipal, como destacou o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.