SPS inicia formação em direitos humanos em espaços de atendimento ao público

16 de outubro de 2020 - 14:25 # # # # # # # #

Ascom SPS - Texto

Discutir direitos humanos para fortalecer a rede de atendimento e proteção ao cidadão. É com esse objetivo que a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) inicia na tarde desta sexta-feira (16), o curso (Re)significando conceitos e fortalecendo a rede de proteção, para 40 colaboradores do Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid). A ação é uma iniciativa das Coordenadorias de Políticas Públicas de Direitos Humanos, e de Políticas Públicas para Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência.

A aula inaugural tratou da Declaração Universal dos Direitos Humanos e os mecanismos internacionais de proteção de direitos humanos e foi ministrada, virtualmente, pelo coordenador do Escritório de Assessoria Jurídica Popular Dom Aloísio, Cláudio Silva. O curso completo terá duração de 18 horas/aula e será realizado todas as sextas-feiras, até 20 de novembro.

A titular da SPS, Socorro França, observa que a SPS tem buscado trabalhar a inclusão em todos os aspectos e esse diálogo entre políticas e equipamentos é fundamental. “Cada vez mais estamos construindo um diálogo a favor da inclusão, do antirracismo, da equidade de gêneros. Sabemos que esse é o caminho para a justiça social”, pontua.

“Vivemos um momento difícil na sociedade, sob o risco de movimentos totalitários. Isso nos exige mais atenção na defesa dos direitos sociais e universais, que nos assegure maior liberdade de expressão franca e inclusiva”, destaca a coordenadora de Políticas Públicas dos Direitos Humanos da SPS, Amanda Gomes. Ela explica que o projeto é piloto e deve se expandir para outros espaços da SPS.

“O curso objetiva informar e explicar o significado e a abrangência dos direitos humanos na vida das pessoas, a partir de uma linguagem simples e sem as amarras de preconceitos de gênero, raça, classe social e identidade sexual”, destaca a coordenadora do Cepid, Regina Tahim, destacando que o Centro foi criado para trabalhar a inclusão da pessoa com deficiência e discutir essas temáticas são fundamentais para um atendimento mais humanizado e inclusivo.

A capacitação é parte de um projeto piloto de rediscussão de conceitos de direitos humanos e de fortalecimento da rede de proteção social. A ideia é estender para os demais equipamentos sociais da SPS, conselhos tutelares e outros órgãos públicos.

Inaugurado em fevereiro de 2014, o Cepid tem capacidade para atender até 1.200 pessoas. A unidade oferece estrutura completa para formação profissional, intermediação e inserção no mercado de trabalho e dispõe de salas de aulas, laboratórios para capacitação nas áreas de informática, de hotelaria, comércio, serviços administrativos, indústria criativa, bem como cursos de Libras. Possui também academia de baixo impacto, piscina e quadra poliesportiva acessível para natação, basquete, futsal e tênis de mesa. O Cepid está localizado na Av. Senador Robert Kennedy, 128, Barra do Ceará.