Sesa realiza capacitação sobre AVC

23 de outubro de 2020 - 17:38 # # # # #

Ascom Sesa

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, receberá, neste sábado (24), o evento Café com Samu. Voltado para profissionais de saúde, o encontro vai discutir os protocolos de atendimento a casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“A assistência aos pacientes que sofreram um AVC não acontece somente no âmbito hospitalar. Os profissionais do Samu fazem parte dessa linha de cuidados. Os profissionais têm um papel fundamental no atendimento aos pacientes com AVC, já que são eles que realizam a primeira assistência. Por isso, é tão importante que a atualização dos os protocolos seja repassada e discutida”, explica o chefe da Unidade de AVC do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Fabrício Lima.

Como identificar um AVC

O Acidente Vascular Cerebral acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, causando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. Os principais sintomas são fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão mental; alteração da fala ou compreensão; alteração na visão (em um ou ambos os olhos); alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar e dor de cabeça súbita, intensa e sem causa aparente.

 

Ouça:

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame cerebral é uma doença que afeta os vasos sanguíneos do cérebro, prejudicando de forma momentânea a circulação do sangue em uma determinada região.

É a doença que mais mata no Brasil e a principal causa de incapacitação no mundo. Daí a importância de conhecer e se prevenir dos fatores de risco, como cita o neurologista do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, Jaelson Santos.

Ao sofrer um AVC, a pessoa tem que saber reconhecer alguns sinais. Jaelson Santos explica os sinais de acometimento de AVC e quais procedimentos emergenciais devem ser tomados.