Novembro Negro: SPS realiza curso de formação em relações étnico raciais

30 de outubro de 2020 - 16:39 # # # # # # #

Ascom SPS

Neste novembro negro, mês que traz o Dia da Consciência Negra e reafirma que o enfrentamento ao racismo deve ser todos os dias do ano, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos promove o Curso Relações Étnico Raciais na Sociedade Brasileira e Cearense. A ação é promovida pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Igualdade Racial (Ceppir)da SPS e pretende falar sobre este tema ainda tão silenciado na sociedade. A capacitação inicia nesta quarta-feira, 4 de novembro, e segue até dia 19/11. A transmissão será sempre às terças e quintas, das 14h às 17h, pelo canal SPS Ceará no youtube. Para se inscrever, basta clicar aqui.

A aula de abertura do curso conta com a presença da  titular da SPS, Socorro França, e será conduzida pela coordenadora especial de Políticas Públicas para Igualdade Racial da SPS, Zelma Madeira, e pelo professor doutor em Direito pela PUC/RJ,  Ilzver Matos.

A secretária observa que a SPS, por meio da Ceppir, vem intermediando o diálogo entre Governo e sociedade civil, a fim de implementar políticas de enfrentamento ao racismo e fortalecimento dos grupos étnicos, que precisam acessar direitos e ter reconhecimento étnico racial. “No ano passado, lançamos a Campanha Ceará Sem Racismo, que percorreu municípios do interior, comunidades quilombolas e aldeias indígenas, discutindo e levando material educativo com a imagem de heróis e heroinas  negros e de diversos grupos étnicos que simbolizam a luta destes povos por sua cultura e tradições”, frisa a secretária, que também destaca o tema do novembro negro deste ano. “Estamos celebrando uma década de Estatuto da Igualdade Racial e vamos nos debruçar sobre os limites e possibilidades alcançadas por este importante marco legal, bem como sobre o que podemos fazer para que o mesmo ganhe cada vez mais projeção nas políticas públicas”, explica Socorro França.

A coordenadora de igualdade racial, Zelma Madeira, convida o público a participar do curso e pensar em suas ações a partir dos lugares diferenciados que ocupam para entender o quanto a raça atravessa a sociedade. “Nossa proposta é pensar sobre o racismo como algo que gera pobreza para uns e riqueza para outros. Precisamos falar criticamente sobre isso. Racismo não é mimimi, nem se sustenta numa explicação moral, mas sim histórica. A partir dessa discussão vamos falar de respeito, reconhecimento e justiça racial, além de enfatizar a importância do Estatuto da Igualdade Racial, que chega aos dez anos e é um grande avanço para as políticas de promoção da igualdade racial”, complementa.

O professor Ilzver Matos, que palestra na primeira aula, destaca que o evento é mais um importante passo do Governo do Estado no desenvolvimento de uma cultura de ampliação dos processos democráticos de decisão sobre as políticas públicas de igualdade racial e de fortalecimento das potencialidades de mobilização política das organizações sociais que lutam contra os racismos. “Reunir Governo e sociedade civil nesta oportunidade é um claro recado de que a gestão necessita da experiência prática e teórica daqueles que vivenciam na pele e na luta cotidiana os ranços do racismo na nossa sociedade”, conclui.

Diversas lideranças e representações de povos de terreiro, indígenas e comunidades tradicionais conduzirão os debates, dentre os quais Ceiça Pitaguary, João do Cumbe; Marciane Tapeba, Ogan Leno Farias, Ezequiel Tremembé; Cristina Quilombola Aurila Quilombola, Dourado Tapeba, Eliane Tabajara, Lucas Guerra, José Eudo, Mãe Hélia, Tatiana Ramalho, Phillipe Cupertino, Cícera Barbosa, Hilário Ferreira, Vera Rodrigues, Ana Andrade, Tainara Eugênio e André Luis.

Dentre os temas que serão discutidos na capacitação: Relações etnico raciais no Brasil e no Ceará; Diálogos sobre territórios e lutas: povos indígenas e povos ciganos no Ceará; População negra e Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) do Ceará; Mulheres negras, indígenas, quilombolas e de terreiro: conquistas e desafios no Brasil e Ceará; Juventudes do Ceará e Uma Década de Estatuto da igualdade Racial: por mais reconhecimento étnico e justiça racial.

Programação

04/11 (Quarta-feira)

Abertura : Socorro França – Secretária titular da SPS

Módulo 1 – As relações étnico raciais e os desafios da implementação da Política de Igualdade Racial no Brasil e Ceará

Palestrantes: Zelma Madeira (coordenadora Ceppir) e prof Ilzver Matos (professor e doutor em direito pela PUC/Rio)

Mediação: Wanessa Brandão (Ceppir)

05/11 (Quinta-feira)

Módulo 2 – Diálogos sobre territórios e lutas: povos indígenas e povos ciganos no Ceará

Palestrantes: Dourado Tapeba; Eliane Tabajara, Lucas Guerra, José Eudo e Phillipe Cupertino Salloum e Silva

Mediação: Ceiça Pitaguary

10/11 (Terça-feira)

Módulo 3 – População negra e Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) do Ceará

Palestrantes: Hilário Ferreira, Cícera Barbosa, Ogan Leno Farias, Mãe Hélia da Cabloca Mariana, Tatiana Ramalho e João do Cumbe

Mediação: Fernando Sanha

12/11 (Quinta-feira)

Módulo 4 – Mulheres negras, indígenas, quilombolas e de terreiro: conquistas e desafios no Brasil e Ceará

Vera Rodrigues, Marciane Tapeba, Cristina Quilombola, Aurila Quilombola e Ana Andrade

Mediação: Wanessa Brandão e Lourdes Vieira

17/11 (Terça feira)

Módulo 5 – Conversando com as juventudes do Ceará

Ezequiel Tremembé, Tainara Eugenio, André Luís, e Wellington Nascimento

Mediação: Ceiça Pitaguary

19/11 (Quinta feira)

Módulo 6 – Uma Década de Estatuto da igualdade Racial: por mais reconhecimento étnico e justiça racial

Palestrante: Zelma Madeira

Mediação: Lourdes Vieira