Novos agentes rurais assinaram termo de outorga nesta terça-feira (3)

3 de novembro de 2020 - 17:14 # # # #

Ascom Ematerce

Nesta terça-feira (3/11), 38 novos colaboradores do Agente Rural assinaram o Termo de Outorga do programa da Secretaria do Desenvolvimento Agrário. O acesso à Secretaria ocorreu respeitando todas as medidas de segurança de combate à Covid-19 adotadas pelo Governo do Ceará, incluindo o uso do álcool em gel 70% e máscaras de proteção, e o prazo de assinatura do termo foi adiado até a próxima sexta-feira (6) para evitar aglomerações.

A posse dos novos agentes acontece ainda nesta semana e as bolsas, pagas pela transferência de conhecimentos tecnológicos a agricultores familiares atendidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, valerão pelo período de 12 meses, podendo ser prorrogada até 36 meses. Na avaliação do secretário De Assis Diniz, “a contratação reforça o time da Ematerce na retomada econômica e num momento promissor para agricultura familiar”.

“Você precisa dominar a linguagem do agricultor e desenvolver estratégias de abordagem, mesmo porque, naturalmente, alguns deles estarão mais abertos e outros acabam sendo mais tradicionais”, argumenta Edvelson Alcântara de Sousa. O técnico em agropecuária formado pelo IFCE Sobral aposta em alinhar o conhecimento acadêmico, a experiência junto ao Agroamigo do Banco do Nordeste e a atuação no município onde nasceu e reside.

“A expectativa é reorganizar a produção agrícola, que sofreu impactos em decorrência da pandemia da Covid-19, estreitar laços com comerciantes e consumidores e acalmá-los (os agricultores) demonstrando que este momento é passageiro. Após irmos em campo para conhecermos a fundo a atual realidade dos nossos agricultores (do município de Graça), poderemos desenvolver estratégias e dar início a um novo ciclo de produção e desenvolvimento”, concluiu.

Ainda em novembro, o programa Agente Rural atingirá a marca de 434 colaboradores distribuídos em treze macrorregiões do Estado do Ceará.