HSJ reduz em 60% casos de pneumonia associada à ventilação mecânica na UTI

10 de novembro de 2020 - 14:19 # # # # # # #

Renato Abê - Ascom HSJ - Texto
Francisco Oliveira - Arte Gráfica

A redução do número de casos de pneumonia associada à ventilação mecânica na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é uma das principais metas da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital São José (HSJ), unidade da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado. Nos últimos dez anos, o trabalho permanente pela diminuição de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras) vem apresentando importantes resultados. De 2010 a 2019, o HSJ reduziu em 60% a ocorrência da pneumonia adquirida na UTI, onde é mais frequente esse tipo de notificação.

“A CCIH vem implementando, ao longo dos últimos anos, várias medidas de prevenção. Em conjunto com a equipe multidisciplinar da UTI, temos todo um esforço para tentar reduzir essas infecções, é uma força-tarefa contínua. Aplicamos um protocolo de medidas de prevenção, reforçadas em visitas diárias com a equipe da unidade”, aponta Evelyne Girão, coordenadora da CCIH. A taxa caiu de uma média de 20 casos entre cada mil pacientes, em 2010, para o número de 8 casos para cada mil pacientes, em 2019.

Esse avanço é explicado por um conjunto de boas práticas que vêm sendo implementadas para mitigar eventos adversos. “São várias ações de prevenção e controle coordenadas pela CCIH, mas que são executadas pelos gestores das unidades, os médicos, os enfermeiros”, afirma Evelyne, destacando que o trabalho envolve fisioterapeutas, farmacêuticos e odontólogos, além de outros profissionais do HSJ.

Para nortear o trabalho da equipe, foi implementado um pacote de medidas de prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica, seguindo as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Manter os pacientes com a cabeceira elevada entre 30º e 45º, avaliar diariamente a possibilidade de retirada da sedação e realizar higiene oral com antissépticos estão entre as principais ações.

“É comprovado pela literatura médica que essas medidas reduzem o risco do paciente desenvolver pneumonia. Todos os dias, a equipe multidisciplinar da UTI do Hospital São José realiza tais ações, registrando-as em um checklist específico e garantindo assim sua realização. Ao final do mês, esses dados são compilados e analisados, junto com as taxas de infecção da unidade”, detalha Evelyne.

Covid-19

Com a pandemia de coronavírus e o consequente aumento de pacientes com complicações respiratórias, a CCIH fortaleceu ações para manter a diminuição do número de casos de pneumonia hospitalar. “Os profissionais do HSJ continuam se reunindo e reforçando esses cuidados diários, apesar da sobrecarga de trabalho ocasionado pela pandemia de Covid-19”, conta Evelyne Girão. A médica ressalta que as atenções da CCIH e da equipe da UTI estão voltadas também para a prevenção de infecção urinária associada à sonda vesical e infecção de corrente sanguínea associada a cateter venoso central, assim como no reforço da importância da higienização das mãos, principal medida para prevenção de infecção.

Com esse trabalho continuado, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar se empenha para manter o objetivo geral de conseguir a redução dos índices de infecção hospitalar por meio de ações integradas e revisadas constantemente. Entre as atividades permanentes da equipe estão: normatização de rotinas, vigilância epidemiológica das infecções hospitalares, treinamentos, educação continuada, apoio administrativo e controle de antimicrobianos.