Seminário discute educação para as relações étnico-raciais

16 de novembro de 2020 - 10:20 # # # #

Ascom Seduc

A Secretaria da Educação (Seduc) realiza, entre os dias 17 e 20 deste mês, a Semana da Consciência Negra, em formato de seminário, tratando da educação para as relações étnico-raciais, seus caminhos e desafios. A ação ocorre por intermédio das Coordenadorias de Diversidade e Inclusão Educacional (Codin) e de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED). A programação terá como objetivo principal fortalecer a construção de uma educação antirracista, por meio do compartilhamento de ideias entre os participantes e o desenvolvimento de estratégias em resposta a desafios comuns no âmbito escolar.

As inscrições para participar da programação podem ser feitas aqui.

A ação é voltada a professores, estudantes, técnicos das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), além de colaboradores da Seduc-sede e das Secretarias Municipais de Educação (SME). Ao todo, serão mais de 3 mil participantes engajados nas atividades do evento, com transmissão feita por meio do canal da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância no Youtube, além das plataformas Google Meet e Google Classroom.

A abertura do Seminário será na terça-feira (17), às 16h, com a webinar “Identidade, cultura e currículo escolar: caminhos e desafios para a Educação das Relações Étnico-Raciais”. O encontro virtual contará com as presenças dos professores José Sumburane (Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique) e Zuleide Queiroz (Universidade Regional do Cariri – Urca). O diálogo será mediado pela professora Sílvia Maria Santos, técnica da Codin.

Na quarta e na quinta-feira (dias 18 e 19), será momento de partilhar experiências acerca do tema do Seminário. Ao todo, serão apresentados 90 relatos de professores, divididos em 30 salas virtuais, além de três experiências de estudantes convidados. A partir de uma curadoria do material exposto, serão selecionados projetos de professores para compor um e-book, elaborado em parceria com a equipe responsável pela Revista DoCEntes.

No último dia do evento, o encerramento será feito com a webinar “Se eu não sou negra(o) o que eu sou?”, abordando as questões da autodeclaração étnica e das políticas afirmativas para a educação. Os palestrantes serão os professores Ícaro Amorim (Equipe de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade da Codin/Seduc), Ana Paula Santos (Urca) e Vera Rodrigues (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab), que são pesquisadores da área de Educação para as Relações Étnico-Raciais. O encontro será mediado pelo secretário executivo do Ensino Médio e Profissional da Seduc, Rogers Mendes.

A realização do Seminário também conta a colaboração das Coordenadorias de Educação Profissional (COEDP), de Educação em Tempo Integral (Coeti), de Avaliação e Desenvolvimento Escolar (Coade), de Protagonismo Estudantil (Copes), de Cooperação com os Municípios (Copem), de Gestão Pedagógica do Ensino Médio (Cogem) e de Educação e Promoção Social (Coeps).