Feira do Conhecimento Digital tem início nesta quarta-feira (9)

8 de dezembro de 2020 - 15:30 # # #

Emília Augusta Bedê - Ascom Secitece

Solenidade de abertura acontece às 10 horas, com a palestra sobre “Índice Brasileiro de Privação”

Com a participação do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, e da presidente nacional da Fiocruz, Nisia Trinidade Lima, será aberta oficialmente nesta quarta-feira (9), a Feira do Conhecimento 2020, que este ano, por causa da pandemia, será totalmente digital.

A solenidade está marcada para às 10 horas, seguida da palestra do médico, mestre em Saúde Comunitária (UFBa) e Ph.D. em Epidemiologia, Maurício Barreto, sobre o tema “Índice Brasileiro de Privação”.

A FdC Digital acontece nos dias 09, 10 e 11 de dezembro, em uma plataforma interativa para feiras virtuais 3D, com acesso 100% online e gratuito. Serão três dias de palestras, lives e webinars, além de mostras virtuais em diversas áreas do conhecimento. Os visitantes poderão conferir as novidades do mundo da Ciência e da Tecnologia em uma plataforma de realidade virtual com mais de 70 expositores, com destaque para Microsoft e IBM.

Arena do Conhecimento

Um dos ambientes de maior destaque da FdC Digital, a Arena do Conhecimento, reunirá palestrantes nacionais e internacionais e especialistas convidados, que abordarão temáticas atuais e estratégicas. Os espectadores poderão tirar todas as suas dúvidas ao vivo, através de chats online.

Um dos palestrantes é o diretor Nacional de Tecnologia da Microsoft, Ronan Damasco, que irá falar sobre “Transformação Digital”

Entre os nomes confirmados estão Ronan Damasco, diretor Nacional de Tecnologia da Microsoft, para falar sobre “Transformação Digital”; Gianna Sagazio, diretora de Inovação na Confederação Nacional da Indústria (CNI), abordando o tema “Indústria 4.0″; e um time de pesquisadores composto por Eduardo Janot Pacheco (USP), Claudia Lage (UFRJ), Daniel Brito (UFC), José Bezerra Pessoa Filho (IAE) e Dermeval Carneiro (Planetário Rubens Azevedo/Seara) debatendo “As verdades científicas do século XXI”.

Mostras e oficinas

Cultura maker, universo dos games, PIX, e-commerce, educação, marketing, Design Thinking, LGPD, inteligência artificial e outros temas da atualidade serão abordados em oficinas com especialistas destes setores nos três dias de programação.

Integra as atrações a Mostra Ceará Faz Ciência, que vai selecionar 20 trabalhos científicos de estudantes do ensino Médio/Técnico e Profissional para concorrer a R$ 40 mil em prêmios mais bolsa de estudos na Faculdade Ari de Sá, patrocinadora da atividade.

Já a Mostra de Cinema Cearense vai valorizar e difundir a produção de obras audiovisuais de curta duração, democratizando o acesso à produção de filmes produzidos no Ceará. Participam da atividade filmes selecionados por meio de edital, com classificação livre e de diversos gêneros.

Os visitantes ainda poderão fazer um tour pelo Planetário Virtual, pela Mostra de Tecnologias Sociais e assistir às apresentações dos monitores do projeto Ciência Itinerante, que realizam experimentos mostrando como a Ciência funciona na prática.