Governo do Ceará discute ações para implantação dos Distritos de Inovação em Saúde

9 de dezembro de 2020 - 15:38 # # #

Fátima Holanda - Ascom Sesa

O Governador do Ceará, Camilo Santana, e o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr.Cabeto), se reuniram, nesta terça-feira (8), para discutir a implantação dos três Distritos de Inovação em Saúde. Durante o encontro, os gestores destacaram as ações necessárias para a execução dos projetos e a possibilidade de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Esse ano foi um ano complexo por conta da pandemia, que dificultou um pouco o avanço das ações. Por isso, é necessário definir um planejamento do que é possível fazer em 2021. Inicialmente, a ideia é começar pelo Distrito do Porangabussu e apresentar uma proposta mais ampla para um financiamento pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento”, destacou o governador Camilo Santana.

O encontro contou, ainda, com a participação virtual de Joseph Miquel Piqué, consultor da La Salle Technova Barcelona, consultoria técnica espanhola contratada para orientar o processo de implementação dos Distritos de Inovação em Saúde. “Estes distritos são territórios propícios ao desenvolvimento de novas ideias, produtos e serviços com espaço para a concentração estratégica de atividades intensivas de conhecimento que beneficiam a comunidade local por meio da inovação, saúde e economia”, detalhou Dr. Cabeto.

Estão sendo trabalhados, no âmbito do projeto de inovação em saúde Viva@Ceará, os Distritos Viva@Porangabussu – em torno da lagoa de Porangabussu, Viva@Eusébio, junto à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) instalada no Eusébio, e o Viva@Quixeramobim, em torno do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), unidade da rede estadual.

O Viva@Porangabussu, primeiro distrito a ser implantado, terá como foco a tecnologia da saúde e estudos científicos. A implantação de um distrito de inovação é, antes de tudo, uma estratégia de renovação urbana, um novo modelo de edificação de uma cidade compacta com foco no crescimento econômico de uma região. O intuito é fomentar o desenvolvimento socioeconômico sustentável, tendo a economia da saúde como vetor de desenvolvimento e veículo de inclusão produtiva.

Workshop Distritos de Inovação do Ceará

Em outubro, a Sesa realizou o Workshop Distritos de Inovação do Ceará – Desafios e Projetos Estratégicos. Transmitido online, o evento reuniu representantes do poder público, instituições de ensino e pesquisa, setores da sociedade civil e empresarial e startups. Dr. Cabeto apresentou aos participantes os três Distritos de Inovação em Saúde no Estado.

“Tudo que estamos fazendo está ligado ao projeto de modernização da Saúde do Ceará. Entendemos que a saúde é um bem fundamental para tal e é preciso haver uma estratégia do desenvolvimento da saúde do Estado não só na questão assistencial”, reforçou o gestor.