Ouvidoria da Seplag registra mais de 1 mil manifestações em 12 meses e alcança índice de resolubilidade de 100%

18 de dezembro de 2020 - 18:02 # # # #

Dháfine Mazza - Ascom Seplag

A Ouvidoria da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) recebeu 1.013 manifestações nos últimos 12 meses encerrados em novembro deste ano, registrando um índice de resolubilidade de 100% e um tempo médio de dois dias para o envio de resposta ao cidadão. As informações foram apresentadas nesta semana, durante reunião virtual realizada com o secretário do Planejamento e Gestão (respondendo), Ronaldo Borges, com os 17 coordenadores da Seplag e representante da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE).

“É preciso investir no trabalho da Ouvidoria com vistas a ouvir a sociedade. Hoje, a Ouvidoria é o canal mais importante entre o governo e o cidadão. Por isso, é preciso melhorar ainda mais a velocidade e a qualidade das respostas”, destaca o secretário Ronaldo Borges

Conforme o balanço apresentado pelo ouvidor Jares Freire, das 1.013 manifestações registradas pela Ouvidoria entre novembro de 2019 e igual mês deste ano, 515 foram reclamações, 437 solicitações, 28 sugestões, 17 denúncias e 16 elogios. A maior parte das manifestações diz respeito à tramitação de processos administrativos (265). Em seguida, aparecem os registros relativos a informações sobre servidor (129), salário de servidores (128) e acesso ao Servidor On-line (105). Também foram registradas manifestações sobre as rotas de ônibus para o transporte de funcionários (63), empréstimo consignado (44), insatisfação com serviços, informações sobre legislação, perícia médica (32), atendimento telefônico (23), sistemas institucionais e aplicativos (16), reajuste salarial (16), frota de veículos (13) e medidas relativas à pandemia de covid-19 (13), dentre outros assuntos.

Fluxo e prazo para resposta

Na ocasião, o assessor de Controle Interno e Ouvidoria, Luciano de Sousa Pontes, explicou o fluxo das manifestações registradas pela Ouvidoria da Seplag, desde o primeiro contato até a resposta enviada ao cidadão.

“Após registrar a manifestação na Ouvidoria, o cidadão tem direito de receber resposta ou acesso à informação imediatamente sempre que possível. Quando não for possível, a manifestação do cidadão deverá ser respondida em até 20 dias, podendo esse prazo ser prorrogado por mais dez dias mediante justificativa”, explica Pontes.

A orientadora da Célula de Ouvidoria da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, Thaís Holanda, destacou o crescimento da Ouvidoria da Seplag que, atualmente, responde às demandas recebidas em até dois dias e possui aproveitamento de 100% em relação à meta da CGE, que é de 90%. A orientadora ressaltou ainda o bom relacionamento entre a Ouvidoria e as demais coordenadorias da Seplag, fator importante para a qualidade do serviço prestado.

Canais de atendimento

Os registros de elogios, sugestões, solicitações, reclamações e denúncias podem ser feitos na Ouvidoria da Seplag pelo sistema online, por e-mail (ouvidoria@seplag.ce.gov.br), por telefone (85 3101-3866) ou presencialmente com agendamento, em função da pandemia de covid-19.

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Telefone: (85) 3101-3866