Moradores do Vila Velha recebem praça Menezes Serpa totalmente requalificada do Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza

29 de dezembro de 2020 - 18:41 # # # #

Déborah Vanessa - Ascom Gabinete da Primeira-Dama texto
Ariel Gomes Fotos

O espaço passa a contar com brinquedopraça, quiosque da leitura e academia ao ar livre, ação fruto do Programa Juntos Por Fortaleza

“O meu neto ama essa praça. Ele chama a minha praça. Toda noite ele está aqui brincando. E aqui tem muito brinquedo para ele se divertir. É muito bom! É muito importante pra todos, não é só pra ele não, para os idosos, quem quer se sentar aqui um pouquinho pra bater um papo. É muito bom, é muito importante”, ressaltou a moradora do bairro Vila Velha, Maria Carlito, que sempre leva seu neto João Victor para brincar na praça Menezes Serpa, no bairro Vila Velha, entregue totalmente requalificada nesta terça-feira (29/12) pelo Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza por meio do Programa Juntos por Fortaleza. As primeiras-damas do Ceará, Onélia Santana, e de Fortaleza, Carol Bezerra, participaram da visita técnica e da entrega do novo espaço.

Com a revitalização da nova praça, os moradores passam a usufruir de cotidiano transformador, que conta com brinquedopraça, quiosque de leitura, academia ao ar livre, novas iluminação e pintura, projeto paisagístico, mobiliários urbanos, suportes adequados à prática de jogos de tabuleiro, paraciclos, quadra revitalizada, melhorias voltadas à acessibilidade, além de pavimentação de vias localizadas no entorno. O equipamento localizado na Regional I da Capital contribui com qualidade de vida da comunidade, proporcionando atividades de lazer e esporte para todas as gerações. As intervenções estão orçadas em valor superior a $490 mil.

O programa Juntos Por Fortaleza integra esforços dos governos estadual e municipal em prol da implantação de melhorias nos espaços públicos, promovendo oportunidades de lazer, cultura e esporte, em convívio coletivo num único espaço. “Agradeço a parceria da Prefeitura de Fortaleza, em nome do prefeito Roberto Claudio, que tem lutado tanto pelas políticas públicas voltadas para a infância, à Carol Bezerra defendendo essa bandeira deixando um legado para as crianças da nossa Capital. Agradeço todo o trabalho que a Carol tem feito pelas crianças da nossa Capital. Estamos entregando a praça arborizada, bonita, aconchegante, limpa e iluminada. É um espaço de lazer e desenvolvimento”, destacou a primeira-dama Onélia.

“É com muita alegria que nós estamos aqui no Vila Velha entregando mais uma praça. Um projeto organizado pela primeira-dama do Estado Onélia. A praça tem piso emborrachado, tem os melhores tipos de brinquedos, brinquedos de qualidade. As crianças estão aqui muito felizes, uma quadra grande, academia, disse a primeira-dama Carol Bezerra.

A aposentada de 75 anos, Hosana Belarmino, moradora do Vila Velha, ressaltou a relevância do novo equipamento.“ Hoje as crianças se divertem. A praça tem leitura, brinquedos. E agora tem quem cuide, quem leia, quem brinque com elas. Está tudo muito bom!”.

Brinquedopraça

A brinquedopraça faz parte do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama Onélia Santana. O novo equipamento, que estimula o desenvolvimento das crianças de 2 a 12 anos através do brincar, é composto por piso anti-impacto e oito brinquedos: casinha dupla com ponte de playground, casinha dupla com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola. São 132 brinquedopraças em todo o Ceará, destas 19 foram entregues em Fortaleza. Com a brinquedopraça entregue nesta terça-feira o Governo do Ceará, por meio do Programa Mais Infância Ceará, inaugurou 268 equipamentos voltados para o desenvolvimento infantil.

Projeto Leitura na Praça

O acesso à leitura e as demais manifestações culturais também vêm sendo expandidos pelo município. O Projeto Leitura na Praça, idealizado pela primeira-dama da Capital, Carol Bezerra, chegou, até o momento, a 39 equipamentos instalados, deste total, oito estão em bairros da Regional I. Cada um destes instrumentos é composto por 400 livros disponíveis à população para leitura rotativa. Dentre as temáticas exploradas nas obras, destacam-se solidariedade, cidadania, autoestima, vínculos familiares, sonhos e criatividade. Além de auxiliar no processo de aprimoramento da linguagem, a leitura amplia o vínculo afetivo entre pais e filhos e fortalece a estrutura psíquica e emocional da criança, possibilitando a constituição de bases seguras para a autonomia e o relacionamento social. Os adotantes dos quiosques de leitura passam por uma capacitação da Prefeitura voltada à autogestão do equipamento social.

Ao longo dos últimos oito anos, a Prefeitura desenvolve o maior programa de requalificação de espaços públicos e áreas verdes da capital cearense. A gestão do prefeito Roberto Cláudio revitalizou, até o momento, 460 praças em todas as Regionais. A iniciativa faz com que áreas de lazer sejam beneficiadas com verdadeiras transformações estruturais e sociais. Até o fim deste ano, a Prefeitura terá entregue mais de 480 espaços públicos recuperados e adequados ao bem-estar da população.