Plantão Fiscal realizou mais de 169 mil atendimentos em 2020

15 de janeiro de 2021 - 14:10 # # #

Ascom Sefaz

Um total de 169.649 cidadãos foram atendidos, em 2020, pelo Plantão Fiscal da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE). Por meio do telefone (85) 3108 -2200, pelo e-mail plantaofiscal@sefaz.ce.gov.br e pelo chatbot, o Assistente Virtual no site da Sefaz, os cidadãos tiraram dúvidas sobre questões tributárias e solicitaram informações sobre os diversos serviços oferecidos pelo órgão.

De janeiro a dezembro de 2020, foi registrada uma média mensal de 11,6 mil ligações, 2,3 mil e-mails e 166 atendimentos no chatbot, que foi lançado em julho do ano passado. Dúvidas sobre o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação – ITCD, regime de substituição tributária, da autorregularização dos contribuintes do Simples Nacional e do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) estiveram entre os assuntos mais demandados à equipe do plantão fiscal, que é composta por 13 servidores e 14 colaboradores terceirizados.

A supervisora do Núcleo do Plantão Fiscal, Patrícia Patrício, destaca que os canais facilitaram o acesso às informações no período de pandemia. Ela observa ainda que o serviço contribui para o fortalecimento da relação Fisco-contribuinte. “O Plantão Fiscal realizou atendimentos para contribuintes, contadores, advogados, pessoas físicas e servidores referente a dúvidas de legislação tributária, sistemas e procedimentos. Este foi um meio fundamental, principalmente, durante o período de pandemia, mantendo sempre o cidadão informado”, ressalta.

O Plantão Fiscal funciona de segunda a sexta, das 9 horas às 15 horas. O Assistente Virtual funciona diariamente, durante 24 horas.