Museu da Cultura Cearense celebra Dia Mundial do Braille com live sobre o sistema de leitura e escrita, nesta sexta-feira (29)

28 de janeiro de 2021 - 13:34 # # #

Luciana Vasconcelos - Ascom Centro Dragão do Mar

Projeto Acesso convida os especiaistas Thamyle Vieira Machado, Marcos Rodrigues e Naila Maria de Oliveira para debater a importância do sistema Braille.

Abrindo as ações de acessibilidade do Museu da Cultura Cearense para 2021, por meio do Projeto Acesso, e em alusão ao Dia Mundial do Braille, comemorado no dia 4 de janeiro, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura traz, nesta sexta-feira (29), a partir das 19h, os profissionais de educação Thamyle Vieira Machado, Marcos Rodrigues e Naila Maria de Oliveira para debater o tema “Braille, história e desafios nos dias atuais”. A conversa, que contará com mediação do jornalista e educador Carlos Viana, será transmitida ao vivo no canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro).

Os convidados discutirão a importância do sistema Braille ao longo da história. Desenvolvido no século XIX pelo francês Louis Braille, o sistema que recebeu o nome do seu criador revolucionou a vida dos cegos de todo o mundo, agora facilitada pelo acesso à leitura e à escrita.

Sobre os participantes

Marcos Rodrigues, homem negro com baixa visão, é bacharel em Serviço Social, Especialista em Políticas Públicas e Seguridade Social e pós-graduado em Psicopedagogia. Atualmente trabalha como atendente no setor Braille da Biblioteca Estadual do Ceará (BECE).

Thamyle Vieira Machado, mulher cega, é pedagoga, especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. É analista de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e atua na Biblioteca Estadual do Ceará – BECE. Também integra o grupo de Trabalho de Acessibilidade Cultural do Estado do Ceará. Tem experiência como formadora em cursos, oficinas e palestras voltados à inclusão de pessoas com deficiência.

Naila Maria de Oliveira, mulher branca com baixa visão, é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. É professora da Secretaria da Educação Básica do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

Carlos Viana, homem cego, é graduado em Comunicação Social pela Faculdade
Cearense, membro do Projeto Acesso, membro do GT de acessibilidade cultural pela
Secult/CE e repórter do Jornal O Povo.

Serviço:

Live “Braille, história e desafios nos dias atuais”, com Thamyle Vieira Machado, Marcos Rodrigues e Naila Maria de Oliveira

Data: 29 de janeiro de 2021 (sexta-feira)

Horário: 19h

Local: Canal do Dragão do Mar no Youtube
Classificação: Livre