Aprovada proposta de ação compartilhada entre Estado e Município para aumentar frota de ônibus em Fortaleza

25 de fevereiro de 2021 - 18:09 # # # # # # #

Antonio Cardoso - Comunicação Institucional - Texto
Thiara Montefusco - Foto

A necessidade de sair de casa para o trabalho faz com que milhares de trabalhadores se exponham diariamente ao risco de contrair a Covid-19 dentro dos ônibus. Uma saída para este problema é a ampliação da frota, medida que na Capital se torna possível a partir de mais uma ação de parceria entre Estado e Prefeitura de Fortaleza. Ciente de que em contrapartida ao aumento do número de ônibus circulando há a necessidade de reequilíbrio econômico-financeiro de contratos de concessão, o Governo do Ceará pediu autorização para contribuir com parte do aporte necessário e a Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira (25).

Portanto, a partir da proposta aprovada, fica o Estado autorizado a promover ação compartilhada com o município de Fortaleza no sentido de viabilizar financeiramente a ampliação, em horário de maior circulação de pessoas, da frota de ônibus disponibilizada por operadores do serviço de transporte coletivo urbano da Capital, buscando-se reduzir as aglomerações nesse meio de transporte e, consequentemente, conter o avanço da pandemia da Covid-19.

Esta ação será formalizada através de convênio a ser firmado entre Estado e Município de Fortaleza, no qual serão previstos, além das obrigações entre as partes, os valores que ficarão a cargo de cada um. O projeto aprovado pelos parlamentares prevê a possibilidade de estender a contribuição a outros municípios da Região Metropolitana de Fortaleza.