Cagece intensifica serviço de limpeza nas redes coletoras de esgoto

1 de março de 2021 - 13:54 # # #

Ascom Cagece

Entre os serviços realizados pelas equipes operacionais da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a limpeza das redes coletoras de esgoto tem sido uma das atividades mais intensificadas em Fortaleza no último ano. A companhia realiza, semanalmente, um mutirão de manutenção dessas redes em diferentes bairros da cidade. O serviço é um trabalho preventivo, a fim de evitar obstruções e garantir o bom funcionamento do sistema.

A limpeza e o desassoreamento (retirada de areia) são realizados com uso de caminhões do tipo jato, vácuo e/ou combinado, que retiram um volume médio mensal de 2.5 toneladas de resíduos sólidos. Para intensificar esse serviço, equipes de todas as unidades da Cagece na capital passaram a atuar de forma conjunta uma vez por semana. Os locais escolhidos são os que possuem maior probabilidade de extravasamento devido a obstruções causadas por resíduos lançados indevidamente.

Durante a limpeza são retirados das redes materiais como garrafas pet, areia, sacos plásticos, entre outros. Eles acabam ocasionando obstrução nas redes coletoras da companhia, o que resulta em extravasamentos nas vias. Para que não haja esse tipo de transtorno, a orientação é que a população não destine para o sistema de esgoto, lixo, areia, gordura, água de chuva e nenhum tipo de resíduo sólido.

De acordo com Rogério Leite, superintendente de negócios da capital, o trabalho é muito importante e tem um caráter preventivo, mas para que o sistema de esgoto funcione plenamente é importante que as pessoas façam o uso adequado. “É preciso que a população colabore não destinando para a rede de esgoto resíduos, restos de comida, água de chuva ou qualquer outro material, porque a rede foi dimensionada para receber apenas as águas servidas dos imóveis”, disse.