Saneamento: dez localidades cearenses serão fiscalizadas pela Arce

5 de março de 2021 - 14:20 # # # #

Ascom Arce

A coordenadoria de saneamento básico da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) realiza, por todo o mês de março, mais uma ação de fiscalização nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário do Estado. Em virtude do quadro de pandemia, os trabalhos acontecem de forma indireta. Nesse contexto, os técnicos da Agência Cearense solicitam documentações específicas para cada sistema de abastecimento, com o objetivo de inspecionar a qualidade do serviço realizado pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Ao todo, dez localidades serão vistoriadas.

De acordo com o cronograma, os analistas do Ente Regulador fiscalizarão os sistemas de abastecimento de água dos municípios de Nova Olinda (sede e localidade de triunfo) e Santana do Cariri (sede e localidades de Brejo Grande e Inhumas). Já nas cidades de Horizonte (sede e localidades de Cajueiro da Malhada, Dourado e Queimados) e Pacajús, os técnicos farão vistorias, também, nos sistemas de esgotamento sanitário.

Em casos de não conformidade na prestação dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, a Arce pode gerar determinação, recomendação e/ou multa. Antes da conclusão dos trabalhos, seis componentes são criteriosamente levados em conta e servem de base para o trabalho dos fiscais: Provisão dos Serviços, Gestão Comercial e Faturamento, Relacionamento com os Usuários, Proteção Ambiental, Qualidade da Água e, ainda, Gestão de Emergências e Contingências.