Licenciamento ambiental: Coema aprova projetos de energia eólica e fotovoltaica

9 de abril de 2021 - 16:07 # # # # #

Ana Luzia Brito - Ascom Semace - Texto e Foto

Dois projetos de energia renovável, que devem ser instalados no interior do Estado, foram discutidos e aprovados pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), em sua 286ª Reunião Ordinária, ocorrida de forma remota nesta quinta-feira (07), através do Youtube da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). O processo faz parte das etapas do licenciamento ambiental.

Primeiro a ser apresentado durante a reunião, o Complexo Solar Gameleira planeja a implantação de usinas fotovoltaicas, a serem instaladas na Fazenda Açude Novo, comunidade Gameleira, zona rural do município de Milagres. As usinas estão projetadas para uma capacidade de operação de 132 MWm, e devem ser implantadas em uma área de 348,22 hectares. A energia elétrica produzida por elas terá como destino o sistema de distribuição da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF).

Segundo projeto explanado, o Complexo Eólico Santa Clara, no município de Carnaubal, tem como finalidade principal ampliar a oferta de matriz energética, utilizando-se do vento como fonte alternativa, contribuindo para o acréscimo no suprimento de energia para a região Nordeste. A localização proposta para instalação se encontra em Carnaubal. O complexo deve ser implantado em três propriedades rurais: fazendas São Bernardo I, II, III, IV e V; Sítio Saco do Bernardo e Sítio São Luiz.

Após a apresentação dos estudos de impactos ambientais dos respectivos projetos, os membros do Coema discutiram sobre as propostas, votando em seguida. Na ocasião, o evento foi presidido pelo secretário Estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, contando também com a presença do secretário-executivo do Conselho e superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes.

Clique aqui e confira aqui a íntegra da 286ª Reunião Ordinária do Coema.