CGE promove curso básico de Ouvidoria para sub-Rede da Sesa

19 de abril de 2021 - 15:52 # # # # #

Ascom CGE - Texto

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) está promovendo, desta segunda (19) até a sexta-feira (23), mais um curso básico de Ouvidoria, desta vez voltado para a sub-rede de Ouvidorias da Secretaria da Saúde (Sesa). O objetivo é qualificar os profissionais quanto à atuação do Sistema Estadual de Ouvidoria e sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.

O articulador de Ouvidoria da CGE e responsável por ministrar a capacitação, Jean Lopes, explica um pouco sobre a importância dos assuntos discutidos para o aprimoramento do serviço público: “Qualificar os profissionais de ouvidoria da área de saúde nesse momento tão delicado é contribuir para que possam prestar um atendimento de qualidade e humanizado, de forma a acolher bem o cidadão que buscou pelo serviço de saúde, e precisou de uma informação, orientação ou até mesmo sugerir melhoria na prestação do serviço. No combate à Covid-19 a Ouvidoria é fundamental no tratamento das demandas relacionadas ao assunto, por meio da transparência das ações e de respostas efetivas”.

“É importante manter o alinhamento dos ouvidores da sub-rede da Secretaria da Saúde (Sesa) com os princípios e objetivos do Sistema Estadual de Ouvidoria, e o fortalecimento da atuação em rede, estimulando a participação social com o acolhimento e tratamento das demandas e a efetividade na melhoria do serviço público”, aproveitou para pontuar.

O curso básico de ouvidoria está sendo realizado com o apoio da Escola de Gestão Pública do Estado (EGP).

Confira o conteúdo programático

– Histórico das Ouvidorias e Arcabouço legal;

– Espaços de Cidadania e Participação Cidadã;

– Decreto nº. 33.485/2020 e IN nº. 01/2020, regulamentam o Sistema Estadual de Ouvidoria;

– Lei nº. 13.460/2017 – Defesa do Usuário do Serviço Público;

– A Estrutura ideal de uma Ouvidoria (Física e Organizacional);

– Tipos de Manifestação;

– Tratamentos de manifestações;

– Importância da Qualidade da Resposta/Linguagem Simples;

– Portaria nº. 52/2020, tratamento de Denúncias ;

– Técnicas de Mediação de conflitos;

– Indicadores de Ouvidoria;

– Relatórios.