Política sobre Drogas: Edital seleciona entidades para compor Conselho Estadual

3 de maio de 2021 - 12:39 # # # # # # # # #

Camille Soares - Ascom SPS - Texto
Ascom Casa Civil - Fotos

A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) está com edital público para seleção das organizações da sociedade civil (OSC), para integrar o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CEPOD). As inscrições ocorrem entre 17 e 28 de maio, de forma eletrônica. O formulário e a documentação necessária devem ser enviadas à Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod), pelo email cepod@sps.ce.gov.br. O edital completo está disponível no link: https://bit.ly/3eRfZwU.

“O Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas foi sancionado no último mês de março. Temos certeza que a composição do conselho e o início de sua atuação marcará um novo momento na política estadual sobre drogas”, destaca a secretária-executiva de Política sobre Drogas, Rachel Marques.

A secretária observa que, segundo o edital, podem concorrer representantes de conselhos ou classes profissionais; de OSCs ou entidades religiosas com efetiva atuação na prevenção, acolhimento, tratamento e reinserção social e profissional das pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.

Podem participar, também, representantes de instituições de Ensino Superior com atuação na pesquisa acadêmica, e de conselhos municipais de políticas sobre drogas; além de integrantes de movimentos populares com atuação no setor, de usuários e/ou grupos de apoio; de coletivos da juventude, de pessoas em situação de rua, de bairros e favelas, e de entidades da luta antimanicomial, relacionadas com a política do setor.

O processo de escolha dos novos conselheiros titulares e suplentes será em audiências públicas de eleições, por videoconferência, separadas por segmentos, nos dias 16, 17 e 18 de junho. O mandato será de dois anos, permitida uma recondução.