Suspeitos de crimes são capturados em ações distintas com o apoio do Sistema Agilis

24 de maio de 2021 - 14:50 # # # # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Foto

Duas ações exitosas com prisões e apreensões por roubo e porte ilegal de arma de fogo foram registradas, em Fortaleza, com a participação do Sistema Agilis, lançado na última quinta-feira (20) pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Ao todo, nas duas ofensivas, cinco pessoas foram capturadas nos bairros Moura Brasil e Parangaba, nas Áreas Integradas de Segurança 4 e 5 (AIS 4 e 5), respectivamente. Os casos foram registrados na madrugada do domingo (23) e na noite do sábado (22).

Com integração de informações e base de dados, Agilis é lançado pela SSPDS como mais uma ferramenta de inteligência no combate ao crime

Na madrugada de ontem, policiais militares receberam uma informação enviada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) acerca de um roubo de veículo registrado no bairro Parquelândia (AIS 6). De acordo com os dados repassados pelos operadores, o veículo foi detectado trafegando em várias vias da cidade. Com o apoio do Agilis, as viaturas da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizaram o cerco e abordaram o carro na Parangaba (AIS 5), após o condutor colidir contra outro automóvel.

Três adolescentes entre 15 e 17 anos ainda tentaram fugir a pé, mas foram apreendidos. Com eles, um simulacro de arma de fogo utilizado na ocorrência foi encontrado. O trio é suspeito de subtrair o veículo de um motorista de aplicativo, após solicitarem uma corrida. O caso foi encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde um ato infracional análogo ao crime de roubo foi lavrado. Um dos adolescentes já responde a um ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas.

Arma de fogo apreendida

Já na noite do sábado, duas pessoas foram presas com um revólver calibre 38 e nove munições, após uma abordagem também realizada pela Polícia Militar do Ceará, no bairro Moura Brasil. Os suspeitos estavam em um veículo de modelo Chevrolet Meriva, com outras cinco pessoas, entre elas um adolescente. A abordagem ocorreu com o apoio do Agilis e do Sistema de Videomonitoramento da SSPDS.

Ana D’avilla Gaspar Brandão, 19 anos, e Lucas Bastos de Sousa, 25, foram presos em flagrante. Os dois foram encaminhados ao 34º Distrito Policial (DP), onde foram autuados por porte ilegal de arma de fogo e por corrupção de menores. Lucas já responde criminalmente por homicídio consumado e roubo.