Programação online diversificada marca a última semana de Maio na BECE

25 de maio de 2021 - 12:37 # # # # # # # #

Ivy Ariane - Ascom BECE - Texto
Divulgação - Fotos

Na última semana de maio, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) está com uma programação online diversificada. Webinário “José de Alencar, 192 anos: novos olhares”, Programa “Histórias de Quem Lê” e “Livros Abertos” e projeto “Palavras” são os destaques desta última semana

Natércia Pontes inicia a programação da última semana de maio. O programa “Histórias de Quem Lê de Maio” recebe a escritora no dia 25/5, às 18h, no Youtube da BECE. A cearense é autora de “Az Mulerez” (2004), “Copacabana Dreams” (Cosac Naify, 2012), finalista do prêmio Jabuti. Em 2019, deu à luz a duas meninas e, em 2020, seu primeiro romance: “Os Tais Caquinhos”, pela Companhia das Letras. Natércia conversará com Fernanda Meireles, artista, educadora e coordenadora da Ação Cultural e Educativa da BECE e esta ocasião será uma forma de revisitar Fortaleza, cidade onde o romance acontece. A atividade é acessível em libras.

Na quarta (26), a segunda edição do “Livros Abertos”, projeto de curadoria de Glória Diógenes, abordará a expressão poética além da palavra escrita.  Com o tema “Palavra-gesto, palavra-corpo, palavra-chão”, a live reunirá Jéssica Teixeira, atriz, produtora, diretora e dramaturgista, Ariel Volkova, artista multilinguagem, drag, atuante em diversas linguagens culturais, Alysson Lemos, artista, encenador e pesquisador cearense. A live acontece no Youtube da BECE, às 18h, e a mediação será feita por Marcos Rodrigues, bacharel em serviço social e colaborador no setor Braille da BECE. Acessível em libras.

“José de Alencar, 192 anos: novos olhares”

No mês dos 192 anos de José de Alencar, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará, em parceria com o Theatro José de Alencar (TJA), realiza o webinário “José de Alencar, 192 anos: novos olhares” nos dias 27 e 28 de maio. Com mesas intituladas “Literatura e  Ciência” e “Literatura e Política”, o webinário conta Marcelo Peloggio, Eleuda de Carvalho, Júlio Bastoni e Tiago Coutinho, além da mediação de Rodrigo Ribeiro. Como parte das comemorações dos 30 anos do Curso Princípios Básicos de Teatro – CPBT, o TJA propôs o projeto “Minutos de Zé”. Vídeos de interpretação dramática serão exibidos antes das mesas temáticas do webinário e que objetivam refletir sobre o modo do escritor de fazer literatura. O webinário acontece no Youtube da BECE, sempre às 10h, acessível em libras.

Projeto Palavras

No dia 25, às 19h, o projeto “Palavras” realiza a oficina “Escrita Criativa” com Vanessa Passos. A cearense, escritora, professora de escrita criativa é autora dos livros “Manual de estilo e criação literária com a artesã Lygia Bojunga”  e “Fábrica de histórias”. Fundou o Pintura das Palavras, e por meio dele ministra o curso 321escreva. É também idealizadora do Programa Formação de Escritores. A oficina acontece no Youtube da BECE e da Casa da Prosa.

Já no dia 28, às 15h, Madalena Gonçalves, do projeto Fábulas e Contos de Fadas, mantido pela Secretaria de Trabalho e Ação Social (STAS) nos ABCs, finaliza a programação do projeto “Palavras” de maio com Contação de História. A contadora de histórias e pedagoga é admiradora da nossa cultura popular, das cirandas, cantigas de roda, brincadeiras, parlendas e acalanto.

O projeto “Palavras”, uma realização da Casa da Prosa ação conjunta com a BECE e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, conta com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Ceará e a parceria e agradecimento da Enel, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.