Conecta SET Brasil: Webnário discute relação dos equipamentos cênicos com a cidade e os movimentos teatrais no YouTube do TJA

22 de junho de 2021 - 11:48 # # # # # # #

Ascom Secult-CE - Texto

Dividida em dois blocos, a roda de conversa acontece no dia 23 de junho, às 19h, com a presença de seis convidados e mediação do diretor do equipamento, Pedro Domingues

O Theatro José de Alencar (TJA) recebe o webnário “Conecta SET Brasil” nesta quarta-feira (23), às 19h, com transmissão pelo canal do YouTube do equipamento. Com mediação de Pedro Domingues, diretor do TJA, a roda de conversa virtual será dividida em dois blocos, que irão debater os temas “Equipamentos Cênicos e a Cidade” e “Organização dos Movimentos Teatrais”. De convidados, haverá as presenças de Alexandre Santini (RJ), Carri Costa (CE), Nelson Albuquerque (CE), Nilde Ferreira (CE), Romildo Moreira (PE) e Selma Santiago (CE).

O webnário Conecta SET Brasil é uma realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar (FATJA) e teve sua primeira edição de 2021 no dia 28 de maio com o tema “Políticas Públicas Culturais e Gestão de Espaços Cênicos”, que contou com as presenças de Cláudia Leitão (CE), Fabiano Piúba (CE) e Márcio Meirelles (BA/ Bando de Teatro Olodum); a mediação foi de Rachel Gadelha (CE).

Sobre os convidados

Alexandre Santini (RJ) – É gestor cultural, comunicador e escritor, Mestre em Cultura e Territorialidades pela UFF. Foi Diretor de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (2015/2016), Diretor Geral do Teatro Popular Oscar Niemeyer (2017-2021) e atualmente é Subsecretário das Culturas de Niterói (RJ). É integrante da Articulação Nacional de Emergência Cultural e criador dos canais de Emergência Cultural no Youtube e Instagram. Docente e fundador da Escola de Políticas Culturais (EPCult) e professor convidado em programas de pós-graduação em gestão cultural da FLACSO (Argentina) e Universidade Andina Simón Bolívar (Equador).

Carri Costa (CE) – Ator, diretor, dramaturgo e produtor cultural. Carri Costa iniciou em 1982 sua carreira nas artes cênicas. Em 1990, formou-se pelo Curso de Arte Dramática da UFC. Em 1993, alugou um velho armazém na Praia de Iracema que viria a se tornar o Teatro da Praia. Em 1994, criou a Cia. Cearense de Molecagem e, no decorrer dos anos, atuou em comerciais, curtas e longas metragens, tais como “O Quinze” (Jurandi Oliveira), “Onde anda você” (Sérgio Rezende), “Homens com Cheiro de Flor” (Joe Pimentel), “O Auto da Camisinha” (Clébio Viriato), “Cabeça de Nêgo” (Déo Cardoso), “Scelus” (Edmilson Filho), entre outros. Em 2007, é agraciado com a Comenda Medalha Boticário Ferreira. Por 21 anos, realizou o Fesfort (Festival de Esquetes de Fortaleza). Desenvolve pesquisas sobre a molecagem cearense, culminando com montagens e temporadas de vários sucessos teatrais, tais como “Tita&Nic: A Comédia”, “As Vizinhas”, “Loucuras de Amor”, “Malassombro”, etc. Em 2012, é agraciado com a maior honraria do teatro cearense: o Troféu Carlos Câmara. Em 2017, passa a integrar o elenco da série global “Cine Holliúdy”, exibida em 2019. Em 2020, figura entre os agraciados do prêmio Sereia de Ouro.

Nelson Albuquerque (CE) – Iniciou suas atividades culturais em Maracanaú. Negro, ativista, militante e agitador cultural. É ator, diretor, produtor e gestor cultural. Membro fundador do Grupo Pavilhão da Magnólia. Coordenador das seguintes ações: Residência Artística Pavilhão da Magnólia no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno da UFC; Projeto Teatro Carlos Câmara “Centro em Cartaz”, em parceria com a Secretária da Cultura do Estado Ceará (Secult); Ponto de Cultura Permeio “Na Escola de Teatro Renasce uma Cidade”, do Instituto Garajal de Arte e Cultura Popular em Maracanaú; Idealizador e Coordenador do Festival Nacional de Teatro de Rua do Ceará, parceria dos Grupos Pavilhão da Magnólia e Garajal. Idealizador do Cena Casarão – Teatro de Grupo (2016-2018), parceria com três grupos importantes da cidade de Fortaleza. Idealizador da Casa Absurda em parceria com a Cia. Prisma de Artes. Idealizador da Som e Fúria Produções – Produtora Cultural, fundada em São Paulo/Fortaleza.

Nilde Ferreira (CE) – Especialista em gestão e políticas culturais, pela Universidade de Girona; Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade do Parlamento Cearense-Unipace; Gestora cultural com experiência nos setores Público e Terceiro Setor. Atua nas áreas de planejamento, consultoria de processos e gestão da cultura. Foi secretária de Cultura de Guaramiranga (1998-2008 e 2017 a 2020) e coordenou a Escola de Artes e Ofícios do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (2011 a 2013). Atualmente, é coordenadora executiva do Projeto de Revitalização do Teatro Municipal de Guaramiranga.

Romildo Moreira (PE) – É o atual diretor do Teatro de Santa Isabel, em Recife. Ator, autor e diretor de teatro, é também pesquisador com vários artigos publicados em jornais e revistas especializadas em artes, assim como sete livros editados. Foi diretor da Federação de Teatro de Pernambuco (FETEAPE) e da Confederação Nacional de Teatro Amador (CONFENATA). Criou os projetos “Janeiro de Grandes Espetáculos” e Festival Recife do Teatro Nacional, ambos ainda realizados anualmente na capital pernambucana. Exerceu a função de Coordenador de Artes Cênicas no Governo de Pernambuco, no período de 2001 a 2007, quando criou o Circuito Pernambucano de Artes Cênicas, projeto que atuou em 23 municípios pernambucanos, com oficinas graduadas de teatro, dança e arte-educação, sendo cada município contemplado por três anos consecutivos.

Selma Santiago (CE) – É gestora cultural com Mestrado em Gestão Cultural (Universidade de Barcelona) e especialista em Gestão de Produtos e Serviços Culturais (Uece), socióloga, pesquisadora, docente e consultora em Políticas Culturais, Gestão de Organizações e Equipamentos Culturais e Economia Criativa. Atriz, dramaturga e diretora teatral da Cia. de Teatro Que História é Essa?. Foi diretora geral do Theatro José de Alencar, consultora/pesquisadora da Unesco, coordenadora do Programa de Formação para Competências Criativas e do Programa Microprojetos Mais Cultura do MinC, do Projeto Secult Itinerante e Secult nos Bairros da Secult, do Programa de Teatro do Centro Dragão do Mar, do Programa de Formação em Gestão Cultural do Instituto Dragão do Mar e, por duas vezes, presidente da Federação Estadual de Teatro Amador do Ceará (FESTA).

Serviço

Conecta SET Brasil: Webnário “Equipamentos Cênicos e a Cidade” e “Organização dos Movimentos Teatrais”
Quando: 23 de junho, às 19h
Transmissão: YouTube do TJA